Fale conosco 9 Acessibilidade 0
Logotipo do Sebrae. O nome “Sebrae” em letras maiúsculas de cor azul, acompanhado de duas barras horizontais azul na parte superior e duas na parte inferior. Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN
ASN PA Atualização
Compartilhe
ASN PA Atualização
Compartilhe

Com 200 peças em exposição de artesãos paraenses, no dia 14 de julho foi inaugurada a Mostra Pará Sentir Fé, no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), localizado no Rio de Janeiro. O espaço, promovido pelo Sebrae no Pará, traz o trabalho manual de empreendedores locais em variadas tipologias como brinquedos de miriti, cerâmica, biojoias e fibra vegetal.

A exposição faz parte do programa Ocupações, que foi inaugurado em uma Mostra também do Sebrae/PA, a ‘Círio de Cores e Sabores’, em 2021. A Pará Sentir Fé fica aberta ao público para visitação até o mês de setembro, de terça a sábado, das 10h às 17h. A entrada é gratuita.

Trazendo elementos artísticos do Pará, a exposição proporciona ao visitante experimentações por meio dos cinco sentidos humanos: olfato, visão, tato, paladar e audição. A ideia foi imaginada por Erivaldo Júnior, mestre em design e curador da exposição.

Ocupando duas salas do Centro de Referência, a Pará Sentir Fé transporta o visitante para uma imersão no artesanato, gastronomia e cultura do estado. O olfato, por exemplo, é aguçado em um espaço que traz cheiros típicos, como os de fragrâncias da região, por meio de raízes como patchuli, pau rosa e alfazema.

Os objetos de cera, simbolismo que os devotos carregam no dia da procissão religiosa para terem os pedidos alcançados e que tão bem traduzem a devoção mariana, estão localizados na área que simboliza o tato, assim como a leveza dos brinquedos de miriti, oriundos de uma palmeira de várzea típica da Amazônia.

O sentido do paladar pode ser explorado em um espaço com utilitários em cerâmica que são utilizados no preparo de pratos regionais como o Pato no Tucupi e a Maniçoba, duas iguarias tipicamente paraense e que são representativas da reconhecida gastronomia do estado. Além disso, a parte dedicada aos sons traz ao público algumas sonoridades típicas da região em ritmos como o carimbó, o techno brega e o lundu marajoara.

“É a segunda vez que estamos no CRAB, trazendo o trabalho de nossos artesãos. Uma oportunidade para mostrar a riqueza cultural do estado e divulgar os pequenos negócios da região”, pontua o diretor-superintendente do Sebrae no Pará, Rubens Magno.

Crédito: CRAB Sebrae

Visitantes

-

Nascida no Rio de Janeiro, Clarice Menezes afirma não ter muito contato com a cultura de outras regiões do país. Ao visitar o espaço dedicado à tradição religiosa do Pará, a carioca afirma que pôde sentir a proposta de imersão e destaca a sensibilidade do trabalho feito por artesãos do estado.

“O que mais gostei foi perceber a habilidade que as pessoas que criaram os artefatos da cultura têm com as mãos. Então, no sentido do tato, isso me tocou bastante. Foi uma experiência bem legal e bem diferente. Gostei bastante das cores, tudo muito colorido e muito criativo. Fiquei bem feliz”, pontua.

O olhar artístico aguçado do artista plástico Edson Amorim, de Minas Gerais, constatou a diversidade da arte brasileira. “Tudo está muito bonito e muito bem-feito. Eu também sou artista plástico e acho que as manifestações artístico-culturais do nosso país têm muita relevância no contexto, não só do Brasil, mas mundialmente. Produzimos arte com muita originalidade e qualidade, abordando temas muito relevantes. Uma exposição como essa merece ser visitada por todos e divulgada no exterior”, ressalta o visitante.

Crédito: CRAB Sebrae

Sobre o CRAB

Inaugurado em 2016 em um prédio histórico da Praça Tiradentes, no Rio de Janeiro, o CRAB tem como missão promover o artesanato nacional e contribuir para qualificar a imagem dos produtos feitos à mão no Brasil.

Vinte e seis exposições e mostras já foram realizadas pelo espaço. Desde a inauguração, em, 2021, o programa Ocupações já recebeu oito Mostras, exibindo o artesanato de várias regiões do país.

Crédito: CRAB Sebrae


-

Compartilhe
Ficou com alguma dúvida? Acesse nossos canais de atendimento.
Se você é um profissional da imprensa, entre em contato pelo [email protected]
ou fale com a ASN em cada UF

Notícias relacionadas