Fale conosco 9 Acessibilidade 0
Sebrae Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN

ASN Agência Sebrae de Notícias

 
ASN PA Atualização
Compartilhe
ASN PA Atualização
Compartilhe

A paixão por atender suas clientes e trabalhar para o universo feminino é o que move Alessandra Campos, que empreende no segmento da moda desde 2016, no município de Paragominas. Ela foca em roupas de macrotendência, que são peças clássicas da moda e podem ser vendidas e usadas em qualquer época do ano.

Alessandra começou a trabalhar na loja da irmã, foi sacoleira e depois decidiu abrir o próprio negócio, primeiro, em casa, e depois em um outro espaço. “A loja ficou pronta na pandemia, o comércio abriu num dia, no outro abri a loja e deu certo”, lembra.

Essa mudança ocorreu após sua participação em um treinamento que fez pelo Sebrae no São Paulo Fashion Week, em 2019. “Eu tinha vontade de tirar a minha loja de dentro de casa, mas tinha muito medo e isso me paralisava. Fui para São Paulo e quando retornei, voltei decidida a abrir a minha empresa”.

Carol Barral conheceu Alessandra quando ela ainda era sacoleira, por meio de uma amiga que já era cliente e destacou que mais do que vender roupas, a empreendedora oferece uma experiência. “Sou palestrante e a Alessandra me veste da forma como tenho que me apresentar para as pessoas. Não compro apenas uma roupa, compro também o meu negócio”.

Parceria com o Sebrae

Alessandra destaca algumas capacitações fundamentais para o sucesso do seu negócio, como o Sebrae na medida, Sebrae Delas e Empretec – todas oferecidas pelo Sebrae. “Eu não tinha conhecimento e a primeira coisa que fiz foi a capacitação na área de gestão financeira, de vendas. Não sabia sobre técnicas de vendas, nunca tinha ouvido falar de gatilho mental, vendas por cobertura, nada disso”.

Na capacitação de vendas, percebeu que comprava mercadorias muito caras e passou a ir comprar em São Paulo. “Quando comecei a ir para São Paulo e achar mercadorias mais em conta, começou a dar volume, eu vendia muito e ainda sobrava mercadoria, foi a partir desse momento que comecei a crescer. Agora, tenho uma rede de contatos e de apoio muito boa lá”.

Após o contato com o Sebrae, houve um aumento do faturamento da loja. “Cada capacitação que eu participava e ia colocando os conhecimentos em prática, o meu faturamento aumentava 20% a 30%. Tudo aumentou de forma gradativa conforme ia aplicando”.

-

Inserção no mundo digital

Durante a pandemia, ela percebeu que o mercado iria mudar e começou a participar das lives do Sebrae. “Pelas lives, eu ia me capacitando, testando técnicas de fotos, vídeos, aprendi a questão da iluminação e hoje faço vendas pelo Instagram. Se eu não postar, não vendo”.

“Hoje, o empreendedor tem que entender uma coisa, ou você está no online/digital, ou você está fora do mercado de trabalho. Na semana que não posto, as vendas caem, a relação é direta, posta, vende, não posta, não vende. Também faço vendas pelo whatsapp”, frisou.

-

Desafios

Atualmente, o seu maior desafio é acompanhar a velocidade da comunicação, inovação, a mudança do comércio e do mercado. “Hoje preciso saber de iluminação, post, foto, o que é tendência, quais são os reels e as músicas que estão em alta. Todo dia tem algo novo, a minha dificuldade é me manter informada o tempo todo. E se você não está ligada a isso, você está fora. É absorver essas mudanças e estar sempre inovando. O mercado é um organismo vivo”.

-

Metas para o futuro

A meta da empreendedora é construir uma loja maior e mais confortável que traga uma experiência agradável para a sua clientela. “Sou apaixonada pelo que faço, tenho prazer em atender bem o cliente, de investir na loja para o bem-estar das pessoas. Agora, quero fazer uma loja maior, fazer com que o cliente entre na minha loja e tenha essa experiência agradável e aconchegante”.

Os outros objetivos de Alessandra é abrir unidades da loja em outras cidades e segmentos. Para conhecer mais sobre o trabalho e as peças de roupas da loja Alessandra Campos, acesse @alessandracampos.oficialREdação

Compartilhe
Ficou com alguma dúvida? Acesse nossos canais de atendimento.
Se você é um profissional da imprensa, entre em contato pelo [email protected] ou fale com a ASN em cada UF

Notícias relacionadas