Falar sobre empreendedorismo e orientar sobre diferentes perspectivas do mercado e oportunidades para militares temporários das Forças Armadas de Altamira, sudoeste paraense. Esse foi o objetivo da palestra realizada no auditório do 51º Batalhão de Infantaria de Selva, em Altamira, na última sexta-feira (10). O Sebrae no Pará foi convidado para ministrar capacitação tendo como temáticas o empreendedorismo, oportunidades e as ações da instituição.
A ação faz parte do Programa de Preparação para Reserva, desenvolvido pelo Batalhão para proporcionar capacitação aos militares em processo de transição para a reserva, visando a reintegração dos jovens ao mercado de trabalho. O evento reuniu cerca de 80 soldados recrutas, que foram capacitados sobre o comportamento empreendedor.
Durante o evento, o analista técnico do Sebrae/PA, André Palmeira, ministrou palestra em que abordou temáticas do empreendedorismo como microempreendedor individual (MEI), importância da formalização e tendências do mercado. A iniciativa também contou com a presença do professor do Instituto Federal do Pará, Leandro Machado, que falou sobre a trajetória profissional e perspectivas acadêmicas.
“A ação que ocorre aqui no 51 BIS, de orientar jovens soldados recrutas para o mercado, dialoga com os valores do Sebrae. É importante desmistificar o conceito de empreendedorismo como abrir uma empresa e falar sobre o termo como uma forma de liderança, a oportunidade de falar para os soldados recrutas ajuda a fomentar o empreendedorismo jovem no Xingu”, pontuou André.
“A maioria dos recrutas permanece somente um ano, eles têm que retornar para a sociedade. Entretanto, se ele não tem a mente aberta, o que fazer lá fora? A vinda do Sebrae para abrir a mente deles para o mercado de trabalho, é muito importante”, completou o comandante do 51º BIS, Coronel Lino, que também participou da capacitação.