Fale conosco 9 Acessibilidade 0
Sebrae Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN

ASN Agência Sebrae de Notícias

 
ASN PA
Compartilhe
ASN PA
Compartilhe

Foram dois dias muito produtivos que tiveram como objetivo fortalecer o ambiente de negócios nos municípios do Baixo Amazonas, por meio de ações estratégicas de engajamento do poder legislativo, agentes de desenvolvimento e profissionais de comunicação das prefeituras. Promovido pelo Sebrae no Pará, a Jornada de Políticas Públicas foi realizada na terça (29) e quarta (30), em Santarém.

O primeiro dia foi reservado para os vereadores dos municípios da região que, na ocasião, puderam debater ações e projetos que poderão fomentar o empreendedorismo em seus municípios. “Precisamos fomentar ferramentas que permitam facilitar a compra públicas de insumos e serviços locais, essa é um dos nossos objetivos na Câmara Municipal”, comentou o vereador Jociclélio Macedo, do município de Belterra. Ele ressaltou que 73% da merenda escolar de Belterra vem da agricultura familiar local.

“É muito importante essa parceria, pois temos muitos pequenos negócios no município prontos para atender à demanda”, comentou o vereador Esaú Azevedo, do município de Terra Santa.

Além dele, participaram do evento vereadores de Alenquer, Almeirim, Belterra, Curuá, Faro, Juruti, Mojuí dos Campos, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná, Prainha e Santarém.

Na ocasião, o diretor-superintendente do Sebrae no Pará, Rubens Magno, lembrou como o poder legislativo municipal pode contribuir com políticas públicas de desenvolvimento do empreendedorismo e dos pequenos negócios da região. “O Sebrae é municipalista e nosso grande objetivo é colocar na mão dos vereadores as ferramentas que já existem para que as prefeituras trabalhem a liberdade econômica e, com isso, priorizar as compras públicas dos pequenos negócios e chancelar leis que fomentem o empreendedorismo no município”, comentou.

Profissionais debatem comunicação pública com foco no empreendedorismo

Além desse momento com o Legislativo, a Jornada também é voltada para públicos considerados estratégicos para o alcance desse objetivo. Por isso, o segundo dia foi reservado para a o Capacita Rede Comunica, que teve a participação de profissionais de comunicação das prefeituras da região e o Integra AD, quando foram capacitados agentes de desenvolvimento e atendentes que atuam nas Salas do Empreendedor, administradas pelas prefeituras.

O jornalista Daniel Nardin abordou o tema “COP 30 e sociobieconomia na Amazônia: desafios e oportunidades”. “Precisamos nos perguntar o que estamos fazendo nas prefeituras em relação as pautas climáticas, então precisamos incluir vozes científicas e dados técnicos nas pautas. Temos que incluir o tema ambiental na vida das pessoas, apresentar oportunidades de negócios sustentáveis e economia verde”, ressaltou.

Já a especialista em comunicação política, Adrya Lima, abordou a temática sobre planejamento estratégico nas redes sociais. Ela deu orientações para que os comunicadores possam potencializar as informações nos municípios por meio das redes sociais. “Um bom planejamento serve para gerar engajamento, mas não só isso, ele vai marcar o que a gestão deseja transmitir para a população, por meio de ações e iniciativas positivas”, ressaltou ela.

O primeiro encontro com vereadores do legislativo municipal foi realizado em março, em Castanhal, nordeste paraense, e reuniu 36 vereadores de 10 municípios da região Guamá. No começo de abril, o Sebrae/PA também se reuniu com mais de 20 vereadores de municípios que compõem a região metropolitana de Belém, de Bragança, Paragominas e AltamiraAo longo do primeiro semestre do ano, a Jornada de Políticas Públicas do Sebrae no Pará, executada pela Unidade de Desenvolvimento Territorial de Políticas Públicas (UDTPP), será realizada nos 13 regionais onde o Sebrae possui agências.

-

-

Compartilhe
Ficou com alguma dúvida? Acesse nossos canais de atendimento.
Se você é um profissional da imprensa, entre em contato pelo [email protected]
ou fale com a ASN em cada UF

Notícias relacionadas