Fale conosco 9 Acessibilidade 0
Sebrae Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN

Agência Sebrae de Notícias Agência Sebrae de Notícias

 
ASN PA Atualização
Compartilhe
ASN PA Atualização
Compartilhe

Fotos: Carlos Borges

O Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MICBR) 2023 foi aberto nessa quarta-feira (8), às 19h. Com programação voltada para diversos setores da Economia Criativa, o evento segue até o próximo domingo (12), no Hangar, em Belém do Pará, das 10h às 22h. A realização é do Ministério da Cultura e da Organização de Estados Ibero-Americanos (OEI) e conta com o apoio do Sebrae, que tem espaço destinado à culinária e artesanato, além de organizar mentorias e ter participação em painel.

“Esse momento é especial, o acontecimento, aqui, potencializa perspectivas e mostra outras caras da nossa cultura, uma possibilidade de reverberar a cultura do Norte para além das fronteiras. Uma oportunidade dessa faz o empreendedor deslanchar, ressaltou a ministra da cultura do Brasil, Margareth Menezes, destacando, nesse contexto, a parceria com o Sebrae. “É um parceiro maravilhoso, pois ajuda a equipar e preparar esse empreendedor, trazendo ferramentas para ele elaborar melhor seu trabalho”.

“É de extrema relevância a oportunidade de Belém poder sediar esse evento voltado para a indústria criativa, não apenas brasileira, mas de toda a região do Mercosul e de relações internacionais. Uma oportunidade de fazer relações, construir negócios e oportunidades que gerem emprego e renda por meio da indústria criativa e do fortalecimento da cultura”, disse o governador do estado do Pará, Helder Barbalho.

“O MICBR é um espaço de fomento ao empreendedorismo e possibilita geração de negócios no segmento da economia criativa, que é uma das grandes áreas de atuação do Sebrae no Pará visando à COP 30. É uma iniciativa que dialoga com a atuação da instituição”, pontuou a diretora técnica do Sebrae no Pará, Domingas Ribeiro.

O MICBR 2023 conta com uma ampla programação que, até o sábado 9110 ocorre no Hangar. No domingo (12), último dia de evento, o MICBR se desloca para as ruas de Belém, integrando uma edição especial do Projeto Circular Campina Cidade Velha, com uma programação cultural em espaços do bairro histórico de município, reunindo mais de 30 espaços criativos.

O evento tem patrocínio da Vale e do Instituto Cultural Vale e, além do Sebrae, também tem apoio do Youtube, da Caixa Econômica Federal (CEF) e do Banco da Amazônia (BASA).

Também participaram da cerimônia de lançamento o ministro da cultura da argentina, Tristán Bauer; o diretor da Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) no Brasil, Leonardo Barchini; o presidente do Instituto Cultural da Vale, Hugo Barreto o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues; além de outros representantes de entidades nacionais e internacionais.

-

Artesanato e Oportunidades

O MICBR tem uma Feria Criativa, espaço destinado à exposição e comercialização de produtos da economia criativa, onde há empreendedores atendidos pelo Sebrae no Pará, como artesanato em várias tipologias, indicados pela instituição para dar visibilidade e promover abertura de mercado. A Feira funciona até o próximo dia 11, das 10h às 22h.

Yse Siqueira, da empresa de Joias Artesanais e biojoias Aurora em Saturno, de Abaetetuba, avalia que é uma grande oportunidade está no evento. “É um espaço incrível e nos sentimos até honrados de participar. É muita vivência e cultura juntas”, explicou.

Com a empresa há três anos no mercado, a empreendedora investe em um estilo de joias em macramê, com materiais alternativos, como semente do açaí, arame e pedras naturais. “Já superou minhas expectativas somente nesse primeiro dia, pelo grande fluxo de pessoas e uma troca muito legal com todos os clientes”.

Eventos como esse e como a COP30 que ocorrerá em 2025, em Belém, são grandes impulsionadores para esse tipo de empreendimento, segundo Yse. “Acredito que a COP 30 está trazendo uma visibilidade enorme para a gente que trabalha com material natural, as matérias-primas amazônicas e sustentabilidade, e um impulso muito grande em investimentos nessa área do artesanato”, complementou.

-

Gastronomia

No MICBR foi montada pelo Sebrae uma Cozinha Show, de 09 a 11 de novembro. São duas programações por dia, no turno da tarde, quando são preparados pratos com insumos de origem. As receitas são baseadas em empreendimentos e ingredientes que estão cadastrados na plataforma Do Brasil à Mesa.

Do Brasil à Mesa é uma plataforma do Sebrae que disponibiliza produtos de origem alimentícia, como os de Indicação Geográfica ou pratos regionais, por exemplo. O Sebrae no Pará tem três empresas cadastradas na iniciativa – Gaudens, Fazenda Bacuri e Açaí Terruá. A programação tem curadoria do Chef Fábio Sicília.

Para cada programação, serão disponibilizadas 30 vagas. as inscrições são feitas previamente no local. No total, serão realizadas seis aulas-show, ministradas pelos Chefs Ângela Sicília, Lúcia Torres, Paula Gizelly, Sandro Mota, Edvaldo Caribé e Wagner Vieira.

O espaço tem apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e da Universidade da Amazônia (UNAMA).

-

Painel

O painel “Sabores da Inovação na Amazônia: Do Brasil à Mesa” ocorrerá nessa sexta-feira (10), às 10h, e terá participação do diretor-superintendente do Sebrae no Pará, Rubens Magno. O evento abordará várias temáticas, como o potencial da gastronomia e da economia criativa paraense.

A mediação do painel será feira pelo gerente da Unidade de Sustentabilidade e Inovação do Sebrae no Pará, Renato Coelho, e destacará o papel da instituição como fomentadora de inovação na cadeia de alimentos, destacando algumas iniciativas, como a plataforma Do Brasil à Mesa e o programa Inova Amazônia.

O Inova Amazônia é um programa que busca fortalecer a bioeconomia na Amazônia e fomentar o crescimento econômico com foco na inovação alinhada à conservação ambiental.

Também participarão do painel os empreendedores Ana Lídia Zoni, da empresa Hidromel Uruçun da Amazônia, e Hugo Salgado, do empreendimento Liovitta.

Mentorias

No evento, também ocorrem mentorias com especialistas em negócios e Economia Criativa, entre os dias 9 e 11 de novembro. A programação é realizada no formato presencial, das 15h às 17h, e, também, em formato digital.

No formato digital da capacitação, que precisa ser previamente agendado, a ação é feita por meio da plataforma Oraculli (oraculli.ms.sebrae.com.br), criada pelo Sebrae em Mato Grosso do Sul.

Compartilhe
Ficou com alguma dúvida? Acesse nossos canais de atendimento.
Se você é um profissional da imprensa, entre em contato pelo [email protected] ou fale com a ASN em cada UF

Notícias relacionadas