A preparação dos empreendedores paraenses para a COP 30, que será realizada ano que vem em Belém, também envolve o setor de eventos. Por isso, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Pará (Sebrae/PA) está promovendo 10 capacitações voltadas ao fomento do empreendedorismo e aos pequenos negócios durante a 6ª edição da Expo Eventos 2024, evento promovido pela empresa Faz e Acontece, no período de 7 a 9 de junho, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém.
As inscrições são gratuitas e estão disponíveis na loja virtual do Sebrae e também presencialmente, no credenciamento do evento.
“Nós preparamos três dias de capacitações, com mais de dez soluções em diversos temas, para que o empreendedor possa se capacitar, possa se formalizar e estamos trazendo também temas focados na COP 30, porque são vocês, do setor de eventos, que vão realizar esse grande momento que será a COP na Amazônia. Vamos fazer bonito, vamos receber os visitantes para alavancar o nosso turismo e promover a geração de renda para o nosso estado”, explicou a diretora técnica do Sebrae/PA, Domingas Ribeiro.
As soluções oferecidas pela instituição começaram nesta sexta e continuam no final de semana, sempre no horário da tarde. Estão programados seminários e palestras sobre temas relacionados ao empreendedorismo, como gestão financeira, sustentabilidade, tendências de mercado e COP 30. Já as oficinas, são voltadas ao aproveitamento integral de alimentos, eventos sustentáveis, drinques regionais e turismo de eventos.
Segundo Domingas, o Sebrae está focado em preparar os empreendedores paraenses de segmentos estratégicos para que aproveitem as oportunidades que surgirão com a realização da COP 30 em Belém. Os eixos prioritários são alimentos e bebidas, mobilidade, economia criativa e hospitalidade.
Além das capacitações, o Sebrae/PA tem um espaço no pavilhão de feiras, com um estande de 100m², onde uma equipe técnica da entidade presta atendimentos aos visitantes, com oferta de conteúdos digitais e modelagens de negócios, além de apoiar na formalização como Microempreendedor Individual (MEI).
A Feira
De acordo com a organização da Expo Eventos, a estimativa é de que 30 mil pessoas participem das programações do evento, que conta com a presença de mais de 200 empresas expositoras de produtos e serviços para todo tipo de evento. Este ano, a entrada ao espaço da Feira é 1 Kg de alimento não-perecível. A quantidade arrecadada será destinada a entidades parceiras.
“Está na hora da gente mostrar a nossa cara. Nosso grande foco é preparar todo setor de eventos e turismo para receber o maior acontecimento do estado, a COP30. Precisamos estar unidos e fortalecidos. Chegou a nossa vez e não precisamos contratar gente de fora para trabalhar em Belém”, disse Fabiana Vaughan, proprietária do Faz e Acontece, agência responsável pela feira.
A gestão ambiental dos resíduos gerados durante o evento também será destaque. O material descartado será destinado a uma empresa especializada, que irá fazer a coleta, a separação e a destinação correta dos resíduos. A ação é fruto da parceria entre Sebrae/PA e a empresa Faz e Acontece.
Programação de capacitações promovidas pelo Sebrae
07 de junho
15h – Oportunidades de Negócios para COP 30.
15h30 – Descomplicando a Gestão Financeira para seu Negócio.
16h – Oficina de Aproveitamento Integral de Alimentos.
08 de junho
14h30 – Eventos Sustentáveis: Melhores Práticas para o Mercado.
15h30 – Como Ganhar Dinheiro sendo um Anfitrião do Airbnb .
16h – COP 30: O Legado que deixaremos para o Mundo.
16h30 Música para eventos: Não saia do tom e acerte na escolha.
09 de junho
14h – Workshop de Drinks Regionais.
15h – Seguro: Como proteger seu evento?
16h – Turismo de Eventos: Tendências de Mercado.