ASN PA Atualização
Compartilhe

Empresário se destaca no segmento de móveis planejados

Há seis anos no mercado, o empreendimento está prestes a ter o primeiro showroom
Por Redação
ASN PA Atualização
Compartilhe

Material resistente e com variedade de cores, o MDF é o carro-chefe dos móveis produzidos na microempresa Querida Mobília. Há seis anos no mercado, o empreendimento está prestes a ter o primeiro showroom.

Edney Monteiro, que é proprietário do negócio, diz que nos últimos dois anos vem aprimorando a fabricação de móveis planejados. A empresa atua sob demanda, com processo de acabamento automatizado e projetos personalizados, fazendo entrega e instalação.

A escolha do MDF visa à sustentabilidade e a um diferencial de mercado. “O produto vem de um reflorestamento, sem agredir o meio ambiente. Além disso, a textura da madeira, assim como as possibilidades de cores, possibilita a criação de projetos originais”, enfatiza.

O empresário enxerga oportunidades no segmento, mesmo com as dificuldades. “O mercado é um tanto saturado, mas Belém é uma cidade verticalizada. Existe um crescimento populacional, mas a área permanece a mesma, logo, a tendência é ter ainda mais prédios. Se tem mais imóveis, tem demanda sendo criada”, pontua.

As dificuldades do período da pandemia fizeram com que a empresa precisasse se reinventar. Foi assim que surgiu outra linha. “Na pandemia, inevitavelmente tivemos que reduzir o quadro de colaboradores, foi um período difícil. Mas percebi que havia demandas por móveis blocados, pois as pessoas passaram a ficar em casa e sentiam necessidade de um espaço mais otimizado, coisas que na correria do dia a dia não percebiam”, lembra.

Sede de conhecimento

Engenheiro, com mestrado em economia, Edney Monteiro se capacita constantemente para ofertar um serviço de qualidade, conciliando o negócio com os estudos. “Por meio das demandas dos clientes, passei a estudar as tendências do mercado. O dia a dia das empresas é muito corrido. Tenho que buscar conhecimento de

assuntos como plano de marketing, análise de franquia e análise de mercado, ao mesmo tempo em que atendo os clientes e analiso orçamentos”, frisa.

“Desde a graduação, procuro pelo Sebrae. Depois de concluir o mestrado, abri um negócio, aí as coisas começaram a andar e procurei as consultorias para me aprimorar, porque eram muitas questões para lidar sozinho”, informa, afirmando que também fez cursos online pela instituição.

O empresário começou a investir mais na tecnologia interna nos últimos anos e, durante a pandemia, começou a estudar o mercado chinês, quando percebeu a importância de adquirir uma máquina que funciona de maneira computadorizada. Nesse cenário, a Querida Mobília passou a trabalhar com a máquina CNC em 2021, ferramenta que permite a otimização do trabalho e maior precisão.

“Foi parte de uma estratégia para lidar com as restrições sociais impostas pela pandemia, visto que o serviço é feito de maneira tecnológica. A máquina faz o corte do material via programação, o que permite mais assertividade e menor margem de erro”, destaca.

Quando estudava para entender melhor o mecanismo da CNC e fortalecer o segmento de tecnologia nos negócios, Edney sentiu necessidade de recorrer novamente à instituição. “O Sebrae me deu suporte, como, por exemplo, com a consultoria de franqueabilidade na empresa. Precisava verificar como estava o mercado e se era viável expandir, estamos no projeto piloto”, diz.

O empreendedor explica que como a empresa hoje atua com mais ramos de atividade, isso requer ainda mais conhecimento. “Continuo estudando, pois hoje aumentamos o leque de serviços e isso necessita de maior aprimoramento profissional. O cenário tem grande quantidade de demandas e com o mercado inchado, é preciso ter um diferencial”.

  • Inovação
  • Moveis planejados