Na Fazenda Iracema, localizada no município de São Francisco do Pará e fundada há 45 anos, a empreendedora belenense Márcia Nóbrega e seu marido transformam o cacau em “mel de cacau” e mais sete produtos derivados da fruta. Proprietários da empresa Lábios de Mel, nascida em 2022, eles conseguiram, verticalizar a produção do cacau, indo desde o plantio à industrialização de diversos produtos.
Por meio de Sistemas Agroflorestais (SAF), a família faz o plantio de banana, cacau e açaí, reflorestando uma área degradada pelo pasto, o que hoje é motivo de orgulho. “Eu vi uma grande oportunidade de utilizar a matéria-prima da amêndoa que a gente planta e fazer todos esses produtos, muito mais além do chocolate”, revela Márcia Nóbrega, que nasceu em Belém, mas aceitou o desafio de tocar a fazenda herdada pelo marido. “A partir do momento que eu quis realmente ser proprietária da Lábios de Mel, eu me capacitei muito”, revela a empreendedora, que é formada em gastronomia e fez várias capacitações dentro e fora do estado.
A empresa Lábios de Mel é um dos 48 pequenos negócios que integram a Vitrine Amazônia da Feira de Artesanato do Círio (FAC), um espaço que reúne produtos feitos a partir da matéria-prima da floresta, de forma sustentável e que gere renda para comunidades locais. Quem visitar o espaço poderá conferir biocosméticos, biojoias, produtos vinculados à temática do Círio, bombons e biscoitos regionais, geleias, temperos, molhos, bebidas, bolos, vatapá instantâneo, além de produtos já prontos ao consumo, que representam o sabor e a cultura paraenses. Além disso, também haverá produtos de marcas do segmento de saúde e estética.
O açaí, outro produto icônico da Amazônia, é a matéria-prima das infusões produzidas pela Raízes do Açaí. A semente do açaí torrada e moída, que é usada tradicionalmente como substituto do café no dejejum de famílias amazônidas, se torna protagonista da infusão mais tradicional da marca. Na FAC, as empreendedoras estão fazendo o lançamento de novos blends Boto Rosa e Amazon Chai, compostos respectivamente por semente de açaí com frutas vermelhas e por uma mistura da semente do açaí com gengibre, canela, cravo da Índia e cumaru.

“A gente pensou em expandir isso trazendo para o mercado esse produto, que já era conhecido, fizemos alguns estudos, onde eles validam os benefícios do produto e a nossa produção é feita em Castanhal, onde a gente faz toda a seleção, moagem, secagem, torragem e envase”, explica Gabriela Alarcon, engenheira de alimentos e sócia do Raízes do Açaí.
A marca existe há quase cinco anos, no município marajoara de Afuá, a partir da iniciativa da administradora Rosilan Farias e seu tio. “Eles perceberam que havia descarte enorme da semente do açaí, que precisaria de uma destinação adequada. Aí, eles tiveram essa ideia de juntar o útil ao agradável”, complementa Gabriela, que se tornou sócia da empresa após a saída do parente de Rosilan.