ASN PA Atualização
Compartilhe

Empreendedores estão atentos às oportunidades de negócios para a COP 30

Sebrae é uma das instituições que trabalha na preparação dos empreendedores para conferência do clima em Belém no próximo ano
Por Da Redação
ASN PA Atualização
Compartilhe

O segmento de hospedagem será um dos mais demandados durante a COP 30, que será realizada em Belém, em 2025. Por isso, o Sebrae no Pará apresentou algumas oportunidades de investimentos que podem surgir nesse segmento a um grupo de mais de 60 empreendedores, durante jantar nesta quinta-feira (28), no Restaurante Amazônia na Cuia, em Belém.

Na primeira apresentação, a analista técnica do Sebrae no Pará, Anuska Cabral, apresentou três tipos de acomodações sustentáveis e de baixo custo, quando comparadas a outros de tipos de construções. Segundo ela, conhecer as oportunidades que surgirão com a COP 30 é essencial para quem quer lucrar.

“A estimativa é de que Belém receba cerca de 60 mil pessoas durante a COP 30. São pessoas que vão demandar serviços e produtos dos quatro eixos estratégicos eleitos pelo Sebrae no Pará para serem trabalhados e são eles: alimentos e bebidas, economia criativa, mobilidade urbana e hospitalidade”, explica Anuska.

Logo em seguida, foi a vez da líder de comunidade e anfitriã no Airbnb em Belém, Aline Marion, falar sobre a parceria da plataforma com o Sebrae no Pará, por meio da qual proprietários e proprietárias de imóveis podem se cadastrar para receber hóspedes. “Ainda temos muitos proprietários em Belém que têm imóvel bom, mas que está fora do mercado porque tem um apelo afetivo. Então, o Airbnb traz esse movimento e essa geração de renda”, ressaltou Aline.

A parceria entre Sebrae no Pará e a plataforma foi anunciada em agosto deste ano e visa à preparação de quem tem um imóvel para receber visitantes antes, durante e após a realização da COP 30. Mais de 330 pessoas já passaram pelas capacitações em cidades como Belém, Abaetetuba e Barcarena. A próxima turma será realizada em Soure, no próximo dia 10 de dezembro.

O empreendedor José Maria Silva está investindo em acomodações para receber visitantes na COP 30.

Por parte dos empreendedores, as expectativas são as melhores possíveis. O empreendedor José Maria Silva é proprietário da Personal K Silva, empresa de estética automotiva, e sua filha está investindo na construção de acomodações para receber visitantes, a começar pelos da COP 30. “A nossa expectativa com a COP 30 é de crescimento e de ganhar muito dinheiro, tanto que já estamos pensando em construir umas quitinetes. Queremos fazer algo pra gente se ajudar e todo mundo crescer junto, aproveitar essa oportunidade”, disse ele.

Ely Fátima e France Coelho vão trabalhar aspectos comportamentais dos empreendedores.

As sócias do France e Ely Mentoras Comportamentais, France Coelho e Ely Fátima, pretendem trabalhar os aspectos comportamentais e emocionais de quem vai atuar na COP 30. “Nem todo mundo está pronto para uma grande demanda, as pessoas ficam nervosa e podem até perder a capacidade do discernimento de atender o outro”, pondera Ely. “O primeiro passo (para se preparar) é ter um planejamento, colocar no papel quais são as principais frentes que vai atuar, que começa pelo atendimento. Como ele pode favorecer os seus colaborares nesse sentido, conversar com seus colabores buscando o atendimento mais empático e também a escuta dos clientes”, exemplifica France.

  • COP 30
  • Empreendedorismo
  • Pequenos negócios