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Empreendedoras estreiam na FAC e buscam reconhecimento

Pequenos negócios paraenses mostram qualidade e inovação na maior feira de artesanato do Norte
Por Da Redação
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Estreando na Feira de Artesanato do Círio (FAC) 2025, as irmãs e empreendedoras Roberta Paraense e Rafaela Paraense apresentam ao público a Paçaí, uma marca que aposta em novas experiências sensoriais com o açaí, sem perder suas raízes amazônicas.

“Com um conceito que une tradição e inovação, o Passaí chega ao mercado com proposta ousada: mostrar que o açaí vai muito além do feijão e da farinha. Queremos mostrar que o açaí combinado com outros elementos também pode ser muito saboroso”, conta Roberta Paraense, que é jornalista por formação.

Com um ponto físico em fase de implantação e bicicletas itinerantes como parte do projeto, o negócio se inspira na estética da época histórica da Belle Époque, mas com alma 100% paraense. Na bike food da marca, na praça de alimentação da FAC 2025, o público pode conferir o açaí frozen, que pode vir acompanhado por nutella, leite ninho, farofa de tapioca com cocada, creme de morango e doce de cupuaçu, por exemplo.

A participação na FAC 2025 marca a pré-estreia da marca, que escolheu o evento como palco de lançamento por sua conexão com a cultura e os saberes do Pará. Com identidade visual elegante e um cardápio pensado para surpreender, o Paçaí promete transformar a forma como o público local vê e prova o fruto mais simbólico da Amazônia.

“Somos paraenses até no sobrenome, mas acreditamos que o açaí tem infinitas possibilidades de sabor, textura e combinação. Queremos oferecer uma nova forma de sentir o açaí”, completa Rafaela.

Paula Waleska aposta em peças criativas produzidas a partir da madeira descartada. Foto: Relry Aviz.

Sustentabilidade

Outra empreendedora estreante na FAC 2025 é a artesã Paula Waleska, da Paula Walesk Galery, marca que une design autoral, consciência ambiental e um olhar artístico sobre a madeira descartada. Criada pela artesã há cinco anos, a marca traz no nome a inspiração da palavra francesa galerie, remetendo à arte e à sofisticação, exatamente o que suas peças refletem.

Especializada em acessórios como anéis, colares, brincos e braceletes, Paula transforma resíduos de madeira encontrados no meio ambiente em peças de beleza rústica e acabamento refinado. A proposta é valorizar a identidade natural do material, respeitando suas formas, mas levando a um novo patamar de funcionalidade e estética.

“Quero que minhas peças contem uma história, que a madeira, antes descartada, agora tenha uma nova vida, com propósito e alma. Mas também quero trazer um conceito de sustentabilidade, inovação e deixar a minha marca nelas”, conta ela.

Além dos acessórios, a marca vem explorando outros itens como luminárias, mantendo sempre o compromisso com a sustentabilidade e a excelência no acabamento.