O chamado verão amazônico, período que vai entre julho e novembro, é marcado pelas altas temperaturas e propicia paisagens únicas no Pará. É neste período que muitos empreendedores paraenses aumentam o faturamento em vários pontos turísticos do Estado. Este é o caso da Analice Mota, de 44 anos, proprietária da agência Sumaúma, que oferece roteiros turísticos para a Ilha do Combu, em Belém.
“Essa época é muito boa para ganhar dinheiro porque é o período das férias escolares, então as pessoas procuram muito os nossos serviços para conhecer a ilha e o retorno é sempre muito positivo. Com os conhecimentos que adquiri no Sebrae, isso tem me ajudado bastante, principalmente com os turistas”, conta ela.
Analice ressalta que o mês de julho é uma excelente oportunidade para fomentar o negócio, já que a procura pelo trabalho oferecido na agência costuma aumentar mais de 60% em relação aos demais períodos do ano. Os pacotes variam entre R$ 80 e R$ 300, dependendo do número de pessoas e tipos de passeios.
Na ilha, além dos restaurantes, os visitantes também podem aproveitar a visita para tomar um banho de rio e apreciar a natureza. Com uma infraestrutura simples e confortável, alguns estabelecimentos têm atividades de lazer, como parquinhos para crianças e trilhas ecológicas para quem quiser se aventurar ilha adentro. É nesses roteiros que Analice atua junto aos turistas e veranistas. “Trabalho nesse ramo há oito anos e sou moradora da ilha, então fica mais fácil guiar as pessoas, levando para os bares e restaurantes, fazendo trilhas e passeios”, completa ela.
Consultoria
Com a ideia de crescer o negócio, a empreendedora conta que chegou ao Sebrae/PA depois de vislumbrar diversas possibilidades na ilha, que fica cerca de 15 minutos de barco da capital. Após acompanhar a implantação de uma cooperativa que oferece transporte fluvial e a criação de um restaurante, ela teve a ideia de montar e regularizar a agência Samaúma, que desde fevereiro deste ano passou a oferecer vários roteiros turísticos aos turistas e visitantes que desejam visitar o Combu.
“O Sebrae vem dando suporte em capacitação, informação em relação ao turismo, e com essa questão da COP 30, os técnicos nos orientam a como receber o turista e nos preparam para termos outras experiências de trabalho”, finaliza ela.
Incentivo aos pequenos negócios de turismo
Ana Lúcia é um exemplo da atuação do Sebrae/PA na preparação dos pequenos negócios ligados ao turístico na ilha, orientado predominantemente para o turismo de base comunitária. Nesse sentido, o Sebrae/PA vem desenvolvendo ao longo dos anos diversas ações para desenvolver o empreendedorismo local.
Uma dessas iniciativas é o Agentes de Roteiros Turísticos, realizado em 2023. Por meio do projeto, o Sebrae/PA desenvolveu um roteiro turístico com foco no chocolate artesanal e envolve 16 empreendimentos de Belém, incluindo três da Ilha do Combu.
O analista do Sebrae no Pará, Péricles Carvalho, cita também o Tour da Experiência, iniciativa voltada à capacitação de quem trabalha com turismo. “O tour de experiência Sebrae COP 30 começou em fevereiro e é onde a gente mostra para as principais pessoas que são acessadas e abordadas pelos turistas os pontos turísticos, para entenderem como funciona a dinâmica da ilha, onde pega o transporte, quais restaurantes estão abertos, quais são as experiências disponíveis aqui, para que, a partir daí, ele consiga repassar as informações ao turista, para que este tenha uma experiência memorável”, explica.
Capacitações
Entre abril e junho deste ano, foram realizadas cerca de 20 ações de capacitação somente na Ilha do Combu, divididas entre oficinas, palestras e cursos, totalizando mais de 500 participantes. Os temas escolhidos levam em consideração a vocação da Ilha do Combu para o turismo e têm como foco inovação, atendimento, marketing e educação ambiental.
A iniciativa faz parte do Programa Capacita COP, que foi lançado em abril deste ano pelo Governo do Estado do Pará, em parceria com 16 entidades e órgãos públicos, entre eles o Sebrae/PA.
Empreendedorismo na ilha só cresce
De acordo com o Boletim de Inteligência de Mercado 2023 – Boletim Turismo, produzido pelo Sebrae no Pará e que analisou as oportunidades e desafios das Regiões Insulares de Belém, até o ano de 2000 eram apenas três estabelecimentos na Ilha do Combu. Dez anos depois, havia seis empreendimentos, o que representa um aumento de 100%. Já nos últimos dez anos, de 2010 a 2020, ocorreu um aumento de 866,66%, totalizando 32 estabelecimentos. Em 2023, foram registrados 60 empreendimentos na Ilha.