ASN PA Atualização
Compartilhe

Empreendedores buscam se formalizar e regularizar pendências na Semana do MEI

Além do atendimento reforçado, Sebrae/PA também oferece capacitações gratuitas e acesso ao crédito. Expectativa é chegar a 16 mil atendimentos em todo o Pará
Por Da Redação
ASN PA Atualização
Compartilhe

Um dos serviços oferecidos na Semana do MEI 2025 é a regularização de pendências no CNPJ dos Microempreendedores Individuais. Pensando nesse serviço, o empreendedor João Saraiva da Silva, que trabalha com a venda de lanches e comidas, buscou a sede do Sebrae/PA, na manhã desta terça-feira (27), para verificar possíveis pendências. Morador do bairro do Tapanã, ele aproveitou a oportunidade oferecida pelo evento, que ocorre até a próxima sexta-feira (30) em todo o estado do Pará.

João Saraiva buscou o atendimento do Sebrae para verificar a situação de seu cadastro MEI – Foto: Relry Aviz

“Vim regularizar o meu MEI, verificar como está a minha situação”, explicou João. Ele também disse querer saber “informações sobre a COP 30 e ver a parte de empréstimos para micro e pequeno empreendedor. Vim também ver a parte de cursos para preparar um lanche melhor”, explicou.

Cozinheiro há 20 anos, ele se formalizou como MEI há oito. Trabalha com a venda de lanches caseiros, como sanduíche de pão com queijo e presunto, café com leite, e também com seu restaurante móvel chamado “Tá Quentinho”. Por meio de uma carroça-bicicleta, leva refeições a várias partes da cidade.

Para seu João, ser um Microempreendedor Individual é uma forma de garantir renda. “O MEI é uma forma de sobrevivência do pequeno, isso gerou muita renda no nosso país. Estou muito satisfeito em trabalhar com o MEI. Agora estou atrás de um empréstimo pra gente dar uma guinada nas coisas”, ressaltou.

O vendedor Marcelo Alves procurou o Sebrae para se formalizar como MEI – Foto: Carlos Borges

Já Marcelo Alves vende bombons de gengibre nos sinais de Belém há 15 anos, mas resolveu procurar o Sebrae/PA para se formalizar como MEI e garantir benefícios previdenciários, entre outros, por incentivo de um cliente. “Foi coisa de Deus. Estava no sinal e do nada apareceu (esse cliente), ele gostou do produto e me chamou para eu vir aqui. Aí, eu vim me formalizar para aprender cada vez mais e arrebentar nos negócios”, disse ele.

Os empreendedores que quiserem consultar a situação de seu cadastro como MEI ou estejam em busca de outras soluções oferecidas pelo Sebrae, como seu João e Marcelo, podem encontrar esse tipo de serviço na Semana do MEI 2025. Para saber mais informações, basta acessar a loja do Sebrae na internet.

-

Inadimplência

Uma parte significativa dos empreendedores no Brasil enfrenta um índice de inadimplência de 41,91%. Na Região Norte, esse número sobe para 54,11%, indicando uma realidade mais desafiadora. O Estado do Pará apresenta um índice ainda mais elevado: 55,81%, acima da média nacional.

Belém concentra o pior cenário entre os territórios analisados, com 63% de inadimplência — o que significa que aproximadamente seis a cada dez MEI da cidade estão inadimplentes. Essa taxa está mais de 20 pontos percentuais acima da média nacional. Atualmente, o Pará conta com 328.115 MEI, sendo 98.933 somente em Belém. Desses, 57,55% são homens e 42,45%, mulheres.

Crédito

Outra opção oferecida aos empreendedores nesta edição da Semana do MEI em Belém é o Espaço Acredita MEI, voltado para serviços financeiros e orientação sobre linhas de crédito e inclusão bancária. No espaço, representantes de instituições financeiras oferecem crédito para MEI. Na Área de Soluções, serão divulgadas trilhas e ofertas de capacitação específicas para o desenvolvimento dos microempreendedores individuais.

Durante a Semana do MEI, o Sebrae vai promover ainda o Encontro de Mulheres Empreendedoras no Espaço Acredita MEI. No local, elas poderão conversar com representantes de instituições financeiras para conhecer o FAMPE 100%, que oferece garantia total nas operações de crédito realizadas por mulheres empreendedoras.

Serviço:
As inscrições para as capacitações são gratuitas e podem ser feitas pelo site pa.loja.sebrae.com.br, pelo número 0800 570 0800, diretamente nos pontos de atendimento do Sebrae ou nos espaços de parceiros, como as Salas do Empreendedor, presentes em todas as regiões paraenses.

  • Crédito
  • Formalização
  • Pequenos negócios
  • Semana do MEI