Fale conosco 9 Acessibilidade 0
Sebrae Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN

Agência Sebrae de Notícias Agência Sebrae de Notícias

 
Fotos: Divulgação Embratur / Sebrae-PA
ASN PA Atualização
Compartilhe
ASN PA Atualização
Compartilhe

Quem chega à Galeria Visit Brasil – Amazônia, que essa semana está em Nova Iorque, tem a oportunidade de conhecer mais sobre a maior floresta do planeta, em uma experiência imersiva promovida pela Embratur em parceria com o Sebrae. O espaço-conceito está funcionando desde segunda (23) e vai até sexta (27), com o objetivo de atrair cada vez mais visitantes estrangeiros para os estados amazônicos, especialmente ao Pará, em virtude do aumento de visibilidade desde o anúncio da COP 30.

A gastronomia e a arte paraenses estão presentes na exposição. Convidados pelo Sebrae no Pará, o artista visual Sebá Tapajós, do Street River Amazônia, e o mixologista Yvens Penna, responsável pela Amazônia Sour, estão entre os artistas paraenses na Galeria. Este último, com drinks autorais feitos com ingredientes amazônicos. Nesta terça (24), eles estão em destaque, no dia exclusivo de exposição na Galeria.

“A nossa expectativa é que jornalistas e outros formadores de opinião estrangeiros conheçam as obras dos artistas presentes. A ideia é contribuir para que novos mercados sejam abertos, tanto no Brasil como no exterior”, explica a diretora de operações do Sebrae no Pará, Cássia Costa. Além da diretora e dos dois artistas, também fazem parte da comitiva do Sebrae/PA em Nova Iorque a conselheira Maria Adail Carvalho e o assessor da diretoria Alexandre Alves.

“A Amazônia Sour nasceu há quatro anos, com uma clara ambição: ser uma força motriz no desenvolvimento de uma cena de coquetéis amazônicos. E que celebra os mais ricos recursos culturais, enquanto impulsiona a economia criativa, a inovação, a sustentabilidade e a geração de empregos e renda do nosso povo”, relata Yvens Penna. Segundo ele, a Amazônia Sour treinou mais de 250 profissionais no setor de bares e restaurantes no Estado do Pará, além de ter ativado muitos negócios nesse segmento.

Para o artista visual Sebá Tapajós, a participação no Visit Brasil está sendo uma grande oportunidade. “O evento está sendo extremamente emocionante, um reconhecimento mundial desse trabalho que a gente tem de muitos anos e dessa minha jornada pessoal de mais de 20 anos nas artes plásticas. Espero que a gente consiga levar esse olhar amazônico para outros lugares”.

Sensações amazônicas

O espaço-conceito é uma galeria de arte, que leva os visitantes a uma jornada multissensorial, que lhes permite descobrir o Brasil e as riquezas da Amazônia por meio da gastronomia, da arte, da música e do conhecimento sobre o meio de vida das comunidades da região.

A Galeria tem como público-alvo empresários, associações de turismo, operadores de turismo, representantes de empresas desse segmento, formadores de opinião, influenciadores e jornalistas internacionais. O principal objetivo é apresentar a Amazônia brasileira como um destino rico em diversidade, sustentável, autêntico e único, aumentando o interesse de turistas internacionais e geração de novos negócios que possam contribuir com o desenvolvimento sustentável e preservação.

“A Galeria Visit Brasil em Nova Iorque é uma iniciativa para que a gente possa apresentar ao mundo a imensa riqueza cultural dos povos que vivem na floresta. A Galeria também traz uma mensagem muito importante: o turismo sustentável é essencial para manter a floresta de pé. Cada turista que recebemos pode virar um porta-voz dessa mensagem”, reforça o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.

“A sustentabilidade, a inovação e a inclusão são conceitos que não têm mais volta e o Brasil é o país onde está a maior parte da Amazônia. O Sebrae vem atuando na preservação dos nossos biomas por meio da inovação. Além das suas edições do Inova Amazônia, lançamos este ano o Inova Cerrado e o Pantanal. Acreditamos que a ampliação do programa para os novos biomas significa uma consolidação dessa estratégia e a afirmação da bioeconomia como agenda prioritária para atuação do Sebrae”, afirma Décio Lima, presidente do Sebrae Nacional.

Mais Amazônia em Nova Iorque

Ao todo, oito exposições digitais de fotógrafos e artistas brasileiros que retratam a Amazônia e a diversidade de pessoas, de espécies, de ecossistemas e paisagens estão presentes na Galeria Visit Brasil. Além de Sebá Tapajós, também estão sendo expostas obras de Kiolo (Salvador), Kerolayne Kemblin (Amazonas), Hadna Abreu (Amazonas), Rakel Caminha (Amazonas), Adriana Ramalho (Amazonas), Mike Bueno (São Paulo) e Laíza Ferreira (Pará).

A gastronomia da Amazônia, com a riqueza de ingredientes regionais, está sendo representada por chefs brasileiros renomados, promovendo degustações para encantar os visitantes internacionais. Os chefs Jaíne Mackievicz, natural de Rondônia, Débora Shornik, moradora de Manaus, Saulo Jennings, do Pará, Ariani Malouf, do Mato Grosso, e Bel Coelho, de São Paulo, apresentarão seus pratos autênticos e criativos e Yvens Penna, natural do Pará e responsável pela Amazônia Sour, apresentará os drinks autorais. O açaí, a fruta que é um tesouro da floresta, será revelado pela Oakberry.

Amazônia no centro do debate

Durante a programação da Galeria, parceiros estratégicos promovem painéis e debates sobre temas importantes como a COP 30, que será realizada em Belém, no Pará, em 2025, tais como bioeconomia e inovação como alternativas para geração de renda, desenvolvimento sustentável e inclusão social.

O Ministério do Turismo, Instituto Arapyaú, o Consulado Geral do Brasil em NY, o Sebrae Nacional, Sebrae Pará, Sebrae Mato Grosso, o Governo do Estado do Pará, Secretaria de Turismo do Pará, AmazonasTur, Inova Amazônia, Uma Concertação pela Amazônia, o Governo do Estado do Amazonas, Azul Linhas Aéreas, Amazonas Cluster de Turismo, Rotas Amazônicas Integradas (ROI), Amazônia Viva, Natura e Oakberry são parceiros da Embratur e do Sebrae na Galeria Visit Brasil – Amazônia.

  • Com informações da Embratur
Compartilhe
Ficou com alguma dúvida? Acesse nossos canais de atendimento.
Se você é um profissional da imprensa, entre em contato pelo [email protected] ou fale com a ASN em cada UF

Notícias relacionadas