ASN PA Atualização
Compartilhe

Cooperativas arrecadam resíduos sólidos na Semana do MEI

Ação faz parte do projeto Pró-Catadores do Sebrae e visa arrecadar resíduos como papel, metal, plástico e equipamentos eletrônicos para as cooperativas
Por Da Redação
ASN PA Atualização
Compartilhe

As 12 cooperativas atendidas pelo Projeto Pró-Catadores do Sebrae no Pará têm destaque especial na programação da Semana do MEI 2025, no espaço MEI Sustentável. Além de uma programação voltada à capacitação dos integrantes, também estão sendo arrecadados resíduos sólidos que serão destinados às cooperativas, doados pelos visitantes do evento, que ocorre até essa sexta-feira (30) na sede do Sebrae, em Belém, localizada na Rua Municipalidade, 1461.

“Essa é a primeira vez que disponibilizamos um ponto de arrecadação de resíduos na Semana do MEI. Os empreendedores que vierem se capacitar ou utilizar outros serviços oferecidos pelo Sebrae podem trazer papel, metal, plástico e resíduos eletrônicos, que a gente vai receber e dar a destinação correta”, estimula a analista do Giorgiane Titan, gestora do projeto Pró-Catadores.

Cooperativas recebem material reciclável – Foto: Carlos Borges

Diagnóstico

Na tarde dessa terça-feira, os cooperados conheceram o resultado do diagnóstico obtido a partir de entrevistas realizadas com as cooperativas. Como próximo passo, o Sebrae/PA vai oferecer soluções a fim de fortalecer o trabalho das cooperativas.

“Nós vamos trabalhar com a gestão da cooperativa. A gente está com o escritório jurídico para oferecer suporte jurídico e também vamos fazer o primeiro Empretec para catadores, que vai acontecer no final de junho e será totalmente gratuito para os catadores e catadoras que estão no projeto Pró-Catadores”, explica Giorgiane.

Para Cezar Santos, da Cooperativa de Trabalho de Reciclagem de Icoaraci, as capacitações estão fazendo toda a diferença. “É fundamental para as cooperativas, porque são muitas questões que as nossas cooperativas não estão informadas. Então, no nosso ponto de vista é fundamental”. Há 18 cooperados na entidade, que existe há 14 anos, cinco deles como instituição legalizada.

“Existem pessoas que são necessárias para trabalhar num mercado legítimo de produtos que podem ser reciclados e essas pessoas precisam ser vistas com dignidade. Por isso, a gente vai trabalhar com a maior força possível para, cada vez mais, mostrar para o mercado que vocês são empresários também. Mas, para isso, vocês precisam se enxergar como empresários”, exaltou o diretor-superintendente do Sebrae/PA, Rubens Magno.

  • Cooperativismo
  • Reciclagem
  • Resíduos sólidos
  • Semana do MEI