As atrações musicais desta terça-feira (11) levaram ritmo, alegria e muita cultura ao palco da En-Zone, em Belém. A noite foi aberta pelo grupo de carimbó Sancari, que encantou o público com sua performance vibrante e a energia contagiante do ritmo tipicamente paraense.
Durante a apresentação, as dançarinas interagiram com o público, incentivando todos a entrarem no compasso do carimbó. Contagiada pelo momento, a turista Natalie Gomes, vinda do interior de São Paulo, não resistiu e se juntou à dança. Ela vestiu uma saia disponibilizada pelo grupo e se arriscou nos passos pela primeira vez.
“Eu já tinha visto alguns vídeos. Quando começou a música, ela foi muito contagiante. Essa batida, essa mistura de ritmos… Eu me senti extremamente bem, em contato com a cultura local. Eu nunca tinha dançado. Então, estou até mais energizada”, contou.
Natalie também comentou sobre sua experiência na En-Zone e como o espaço a surpreendeu. “Eu entrei aqui meio sem esperar muita coisa, mas a estrutura, a atmosfera estão muito boas, tudo bem organizado”, disse. “Foi muito legal ter contato com a cultura local, a culinária, a dança e a música. E as próprias pessoas… Nossa, como o pessoal daqui é acolhedor!”, completou com entusiasmo.

Samba e empreendedorismo
Segunda atração da noite, a cantora paraense Mariza Black subiu ao palco e levou sua voz marcante em um show repleto de sambas que são sucessos no Pará e no Brasil, com direito a um emocionante uníssono à capela na música “Não deixe o samba morrer!”.
“Eu estou muito feliz de poder participar de um evento de uma magnitude tão grande como esse, um evento que a gente vai apresentar para o público do mundo todo, com esse propósito, com essa proposta”, disse a cantora, ao relacionar seu espetáculo com o espaço de empreendedorismo.
Mariza também destacou a relação entre música e empreendedorismo, um tema que dá tons especiais em sua trajetória artística. “Eu sou uma empreendedora também, enquanto proprietária de um grupo, como líder de uma equipe voltada para a música”, explicou. E completou: “A gente empreende enquanto canta também, enquanto artista. Além de empreender, a gente emprega muitas pessoas e transforma vidas”, disse.
“Pavulagem” na En-Zone
Nesta quarta-feira (12), às 20h, o público poderá viver uma noite especial com o grupo Arraial do Pavulagem, que levará seus ritmos típicos, chapéus de palha com fitas coloridas, boi-bumbá e a energia contagiante dos ritmistas ao palco da En-Zone.
A Zona do Empreendedorismo (En-Zone) é um espaço criado pelo Sebrae no Pará durante a COP30 e funcionará até dia 21 de novembro, sempre das 16h às 22h, no Parque Urbano Belém Porto Futuro I, com entrada gratuita.
Confira a programação completa do Palco En-Zone:
13/nov (quinta-feira)
20h – Banda Xeiro Verde
14/nov (sexta-feira)
20h – Banda Warilou
15/nov (sábado)
18h30 – Balada.Com
20h30 – Banda Fruta Quente
16/nov (domingo)
20h30 – O Grande Encontro do Samba do Pará com Arthur Espíndola, Gigi Furtado, Bilão e Alba Mariah
17/nov (segunda-feira)
20h – Felix Robatto
18/nov (terça-feira)
18h30 – Lucinnha Bastos
20h30 – Flávia Anjos
19/nov (quarta-feira)
20h – O Grande Encontro do Brega do Pará com Kim Marques, Marcelo Wall e Jurandy
20/nov (quinta-feira)
20h – Farofa Black
21/nov (sexta-feira)
20h – Banda Sayonara
A En-Zone é uma realização do Sebrae/PA, tem a Claro Empresas como parceira de conectividade, patrocínio da Hydro e Sicredi e apoio institucional da Prefeitura de Belém, Governo do Pará e Governo Federal.

