ASN PA Atualização
Compartilhe

Belém ganha Sala do Empreendedor COP 30 com foco em bioeconomia e inclusão

Espaço no Solar da Beira vai apoiar pequenos negócios e preparar empreendedores para oportunidades da Conferência do Clima
Por Da Redação
ASN PA Atualização
Compartilhe

O município de Belém ganhou nesta sexta-feira (24) um novo ponto de atendimento voltado ao fortalecimento dos pequenos negócios e à promoção da bioeconomia amazônica. A Sala do Empreendedor COP 30 de Belém, inaugurada pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedcon), em parceria com o Sebrae no Pará, vai funcionar no piso superior do Solar da Beira, no Complexo do Ver-o-Peso, em horário comercial.

O espaço nasce como parte das ações de preparação da cidade para a COP 30, com foco em inclusão produtiva, sustentabilidade, inovação e economia criativa. Na prática, a Sala vai oferecer atendimento especializado a Microempreendedores Individuais (MEI) e pequenos produtores que desejam empreender de forma sustentável, com orientações empresariais, formalização, capacitações, acesso a crédito e consultorias em segmentos estratégicos como turismo, moda, artesanato, alimentação e serviços.

“Esse espaço é simbólico. Estamos no coração do comércio da cidade, em um ambiente que pulsa a força dos pequenos negócios. O Sebrae tem orgulho dessa parceria com a Prefeitura, que desde o início buscou o diálogo e abriu caminhos para valorizarmos o empreendedor local. Aqui vamos oferecer capacitação, inovação e acesso ao mercado, fortalecendo a economia local com foco em sustentabilidade”, destacou Rubens Magno, diretor-superintendente do Sebrae/PA, durante a inauguração do espaço.

Diretores do Sebrae/PA com o prefeito de Belém, Igor Normando, durante a inauguração. Foto: Carlos Borges.

O Solar da Beira foi adaptado para receber a estrutura e agora conta com áreas para atendimento, treinamentos e eventos, tornando-se um ambiente multiuso voltado ao empreendedorismo sustentável, princípio que também norteia a Conferência do Clima.

“Esse é um momento de virada de chave. A Sala do Empreendedor COP 30 de Belém vai permitir que os trabalhadores do Ver-o-Peso e de outros pontos da cidade recebam capacitação, orientação e passem à formalidade, se preparando para um novo ciclo. Essa parceria com o Sebrae representa um marco para o comércio popular de Belém”, ressaltou o prefeito de Belém, Igor Normando, que esteve acompanhado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico de Belém, André Cunha.

Durante a inauguração, o público conferiu a exposição “Mostra Design das Águas”, do artista e designer Marcelo Vaz, que apresenta obras produzidas a partir do reaproveitamento de madeiras descartadas pela Carpintaria Amazônica. A mostra valoriza o trabalho dos mestres carpinteiros e reforça a vocação do Solar da Beira como espaço de arte, economia criativa e sustentabilidade.

Serviços

Com a inauguração da Sala do Empreendedor COP 30, Belém dá mais um passo para consolidar um legado positivo da COP 30, conectando cultura, negócios e desenvolvimento sustentável e fortalecendo a base da economia paraense, composta por 90% de pequenos empreendimentos.

Com décadas de experiência informal, o empreendedor Nestor Soares viu na nova estrutura um caminho para dar o próximo passo: a formalização e expansão do seu pequeno negócio, que fica no bairro do Jurunas, em Belém. “Essa sala já devia existir há muito tempo. Aqui a gente encontra credibilidade, orientação e qualidade, então quando soube que viria para cá fiquei muito feliz. O Sebrae é um verdadeiro parceiro para quem quer empreender com mais segurança e visão de futuro”, destacou ele, que procurou os serviços da sala logo pela manhã.

Empreendedoras foram em busca de atendimento no Solar da Beira. Foto: Carlos Borges.

Desde a abertura, a Sala já oferece serviços básicos de apoio ao MEI, como formalização, alteração e baixa de registro, emissão de documentos, parcelamento de dívidas e suporte ao uso do Gov.br. Também será possível o atendimento via WhatsApp, e a integração com o Google Meu Negócio e redes sociais para divulgação de cursos, feiras e oportunidades.

A programação de capacitações gratuitas incluirá oficinas e cursos de idiomas, como inglês e espanhol, para preparar empreendedores locais a atender turistas durante a COP 30, além de temas como marketing digital, sustentabilidade, atendimento e gestão financeira.

Um dos destaques do novo espaço é a Taberna Amazônica, que reunirá até 120 pequenos negócios e 16 pontos de venda populares até dezembro. O local funcionará como vitrine permanente de produtos e serviços sustentáveis, valorizando a produção local e impulsionando a geração de renda verde.

  • COP 30
  • Empreendedorismo
  • Sala do Empreendedor