Sebrae Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN

Agência Sebrae de Notícias

ASN PA 20/07/22 às 18:46 Atualização 04/08/22 às 15:05
Compartilhe
ASN PA 20/07/22 às 18:46 Atualização 04/08/22 às 15:05
Compartilhe

 

Nascida em Ponta de Pedras, Eliana mora na ilha de Mosqueiro e, todos os dias, se desloca até o Ver-o-Peso, onde trabalha há 36 anos. No início, Eliana começou a trabalhar na famosa Feira auxiliando a mãe, dona Oswaldina, veterana do local, para ajudar no sustento da casa.

Com o tempo, a empresária foi descobrindo que a cozinha não apenas era uma fonte de renda, mas uma paixão. Hoje, Eliana segue trabalhando na Feira, na própria barraca, o Box 49. “O Ver-o-Peso é minha essência, foi aqui que eu me criei. É um cartão-postal, um local onde as pessoas vêm pra conhecer o melhor da culinária paraense”, pontua.

 

 

 Foto: Carlos Borges

Sabor paraense

Eliana é apaixonada pela culinária paraense e exalta a cultura do estado em seu Box. No menu da empreendedora não falta peixe, camarão, açaí, vatapá, tacacá e outros pratos típicos da gastronomia do estado. “A gente tem que abrir o restaurante e esperar pelo paraense. A nossa cultura é essa, o paraense gosta de comer bem e sabe o que é bom. O povo vem aqui e come bem”, frisa.

O trabalho na cozinha de Eliana e da sócia Kelly já foi experimentado por pessoas do Brasil e até de outros países como o Reino Unido e Cingapura.

 Foto: Carlos Borges

Acompanhamento do Sebrae

A empreendedora afirma que procurou o Sebrae em 2019, motivada pela força de vontade para aprender e crescer profissionalmente. Hoje, a marajoara se considera uma empresária e incentiva os colegas de trabalho a trilharem o mesmo caminho.

“O Sebrae veio para somar na minha vida, o que aprendi, coloquei em prática. Usamos uniforme padronizados com a logo do meu Box. Hoje entendo de finanças, sei o que é capital de giro e, também, sei fazer a divulgação nas redes sociais”, destaca a empresária, que afirma ter faturado mais após essas mudanças.

Em 2020, Eliana enfrentou um grande desafio com a pandemia que, por conta das restrições sociais, impactou negativamente o Box 49. A circulação de pessoas se tornou inviável e foi preciso mudar as estratégias. Nesse momento, a empresária afirma que contou com o apoio do Sebrae para superar as adversidades e hoje comemora a retomada.

Apesar de ficar feliz pelas conquistas e querer ser reconhecida para sempre como “a boieira do Ver-o-Peso”, Eliana deu um passo além e inaugurou, recentemente, um novo restaurante. “Quero ser uma grande Chef de cozinha e agora dou outro passo para crescer. Eu já tinha esse sonho de ter um restaurante, mas achava que era longe da realidade, estou muito feliz”, afirma. O novo espaço fica localizado na Rua Antônio Barreto.

Compartilhe
Ficou com alguma dúvida ou tem sugestões? Entre em contato pelo [email protected] ou fale com a ASN em cada UF

Notícias relacionadas