Fale conosco 9 Acessibilidade 0
Sebrae Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN

Agência Sebrae de Notícias Agência Sebrae de Notícias

 
O cantor Jeff Moraes abriu a programação musical na primeira noite da FAC
ASN PA Atualização
Compartilhe
ASN PA Atualização
Compartilhe

Dando continuidade à programação musical da Feira de Artesanato do Círio – FAC, hoje será a vez do Ministério Seráfico, Reggaetown e Pagode das Meninas subirem ao palco a partir das 18h, no estacionamento do Parque Porto Futuro, onde ocorre a Feira até 11 de outubro. “Nossa intenção foi intensificar a programação musical com artistas locais e oferecer mais entretenimento aos visitantes da Feira”, lembra Igo Silva, gerente metropolitano do Sebrae no Pará.

Atrações desta sexta:

O Ministério Seráfico é uma banda católica da paróquia da Trindade criada em 2014, após inspiração no Recírio daquele ano. Fundado por amigos da paróquia, o nome Seráfico é inspirado na missionariedade. Em 2018, o Ministério lançou o seu primeiro CD chamado Me “Me Faz Livre” Com sete músicas autorais, o trabalho conta com a participação de grandes músicos.

Reggaetown é uma banda que flerta com o tradicional Roots e os ritmos mais novos como o Raggae o Reggaetown. A apresentação chama a atenção pelo formato e pelo ritmo Reggae/Dancehall com levadas de rap. A banda Reggaetown atua no cenário reggae paraense desde 2010, com um trabalho autoral, covers e releituras. Constituído por 3 integrantes, o grupo se destaca pelo formato reduzido, com vocal, baixo e bateria, complementando a sonoridade dos shows, com samplers produzidos pela própria banda.

O Pagode das Meninas formado por três mulheres, chega para ressaltar a representatividade feminina no gênero dentro do Pará. São três musicistas paraenses – Juliana Franco (Voz e violão), Patrícia Franco (Voz e reco-reco) e Iracema Franco (Pandeiro) , que apresentam o poder feminino na música.

Idealizado em 2016 pela família Franco, tendo José Franco na direção geral do trabalho, o grupo fortalece a representatividade das mulheres no pagode, quebrando tabu e exibindo todo talento em canções e interpretações próprias. Atualmente o grupo se apresenta em grandes casas noturnas e restaurantes de Belém.

A Feira

A Feira de Artesanato do Círio é o maior evento de artesanato do estado do Pará e um dos mais importantes da região Norte. Em 2023, a Feira foi ampliada e está com dois pavilhões, com 130 estandes, sendo 100 de artesanato, com produtos de artesãos de dez municípios, sendo diversas tipologias, como miriti, cerâmica, cuias e artesanato ligados ao Círio de Nazaré.

A Feira de Artesanato do Círio faz parte de um trabalho realizado pelo Sebrae desde 1989, voltado para o artesanato no período do da festividade do Círio de Nazaré. O objetivo do evento é fomentar e promover o trabalho de artesãos paraenses, gerando oportunidades de venda durante e após a Feira.

A FAC é resultado da fusão, há 11 anos, de duas iniciativas: A Feira do Miriti, específica do artesanato de Miriti, atividade tradicional do município de Abaetetuba; e a Feira do Círio, que reunia o artesanato de outras tipologias, produzido em vários municípios paraenses.

A FAC 2023 tem o apoio do Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult).

Novidades

Além dos estandes para a venda de artesanato, são novidades na edição deste ano: a Casa Artesanal, decorada com artesanato que poderá ser adquirido no evento; Casa Ribeirinha, que fica logo na entrada da Feira e retrata as construções ribeirinhas da região; Taberna da Nazinha, que traz uma variedade de produtos alimentícios, com sabores amazônicos, de seis empreendedores; Espaço de Biocosméticos, com diversos produtos feitos com insumos da Amazônia, dos segmentos de beleza, estética e bem-estar.

A Feita também conta com tradicional Praça de Alimentação, com vendas de comidas típicas e outras delícias regionais; e uma ampla programação musical, com 20 atrações, todas as noites, a partir das 18h.

Programação Musical:

05/10 (quinta) – A partir das 18h- Ministério Luz e Sal, Dj Zek Picoteiro e Jeff Moraes.

06/10 (sexta) –A partir das 18h – Ministério Seráfico, Reagguetown e Pagode das Meninas.

07/10 (sábado) – A partir das1 8h – Joelma klaudia e Raidol.

08/10 (domingo) – A partir das 18h – Geraldo e Banda Aliança, Camila Castro e Orquestra Aerofônica.

09/10 (segunda) – A partir das 18h – Adorar Jesus, Laize e Os Sinceros e Banda Carimbolando.

10/10 (terça) –A partir das 18h – Tiadê, Juliana Sinimbú e Artur Espíndola.

11/10 (quarta) – A partir das 18h – Tealentos – mostra artística de pessoas com transtorno do espectro autista – TEA, Tambor de Dentro, Gabriel Xavier e Banda Maré Cheia, e Pinduca.

-

-

-

Compartilhe
Ficou com alguma dúvida? Acesse nossos canais de atendimento.
Se você é um profissional da imprensa, entre em contato pelo [email protected] ou fale com a ASN em cada UF

Notícias relacionadas