O Sebrae no Pará realiza, desde essa quarta-feira (13), o segundo Encontro Regional dos Agentes de Desenvolvimento (ERAD). O evento reúne 44 participantes, entre Agentes de Desenvolvimento (AD) e atendentes de Salas do Empreendedor, de 34 municípios paraenses, das regiões Caeté, Capim e Guamá.
O Encontro, que segue nesta quinta-feira (14), é realizado na Chácara Maison Domane, em Castanhal, e tem como objetivo integrar esses profissionais, para a implementação de estratégias conjuntas em benefício dos pequenos negócios nos municípios.
A diretora técnica do Sebrae no Pará, Domingas Ribeiro, destaca a importância do encontro. “Capacitar esses profissionais é muito relevante, para garantir, ainda mais, atendimentos de qualidade, além de contribuir para uma atuação integrada, com ações conjuntas”.
“Essas ações que o Sebrae promove são importantes para o desenvolvimento de cada cidade. Nos ajudam a evoluir e auxiliar no desenvolvimento local”, afirma o AD do município de Viseu, Jozimar Pereira.
“Esses eventos têm grande importância e relevância, pois atualizamos nossos conhecimentos, trocamos conhecimento com Agentes de outros municípios, fomentando, ainda mais, o desenvolvimento dos municípios”, enfatiza a AD do município de Paragominas, Valquíria Sena.
Mais dois Encontros como esse serão realizados em 2023, nas regiões do Baixo Amazonas e Carajás.
Atualmente existem 175 Agentes de Desenvolvimento no estado do Pará.
-
Programação
‘O agente de desenvolvimento e o futuro da cidade’ foi tema da principal palestra do segundo Encontro Regional dos Agentes de Desenvolvimento (ERAD). Ministrada pelo consultor em governança colaborativa e sustentabilidade, Silvio Barros, que abriu os dois dias de trabalho falando da importância de inovação e sustentabilidade, entre outras temaáticas.
O consultor organizacional Rafael Luchesi, falou de ‘Atuação em redes de cooperação’, abordando o papel estratégico do Agente de Desenvolvimento como mobilizador para implementar a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas nos municípios, além de cooperativismo, lideranças locais, dimensões para o desenvolvimento econômico e o poder de compras locais.
Nesta quinta-feira (14), a programação é voltada para a 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, com oficinas de capacitação dos participantes sobre a premiação, que está com inscrições abertas até dia 30 de novembro, pela internet ( prefeituraempreendedora.sebrae.com.br).