Buscar metodologias de ensino com modelos de aulas diferenciados e que estimulem habilidades profissionais e socioemocionais dos estudantes. Essa foi a proposta do evento que ocorreu nessa quinta-feira (22), em Altamira, no auditório da Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Altamira (Aciapa). A ação foi promovida pelo Sebrae no Pará e pela Diretoria Regional de Ensino (DRE) de Altamira. A iniciativa contou com a presença de 153 professores e gestores escolares.
Durante o evento, a coordenadora da Agência de Negócios Xingu e gestora do Programa Educação que Transforma, Rosiane Amorim, falou sobre as metodologias disponíveis para aplicação em cada nível de ensino. Em seguida, o professor Fernando Trevisani ministrou a palestra “Competências socioemocionais e metodologias ativas: como adotá-las na sua escola?”.
Professor de matemática e um dos autores do livro “Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação”, Fernando percebeu durante a trajetória profissional que os alunos tinham necessidade de aprender de maneira diferenciada, se especializou para aprofundar a temática. A palestra tratou de temáticas como implementação de metodologias ativas, gestão de emoções, redes sociais, conflitos geracionais, modelos de atividades para engajar estudantes, pautas sociais, entre outros assuntos.
Rosiane Amorim, reforça que educação empreendedora não é uma ação para estimular criação de negócios. “Ser empresário é uma das opções, empreendedor é quem tem atitudes diferenciadas. O trabalho do Sebrae é para fomentar a educação para todos, voltada para o protagonismo dos estudantes. A ação de hoje é um dos exemplos de nossas iniciativas”, frisa.
“Alegria em ver o comprometimento dos nossos professores com a verdadeira educação. Quero agradecer ao Sebrae pela parceria, é muito importante falar sobre o tema, muito importante. É preciso fortalecer o emocional de nossos alunos”, destaca o dirigente da Diretoria Regional de Ensino de Altamira (DRE), André Luiz da Silva, reforçando que o Pará atualmente é o sexto lugar no ranking nacional de educação.
O professor Paulo Bernardo, nascido em Goianésia, município de Goiás, participou da ação e diz que a temática discutida no evento é de grande importância para o crescimento e desenvolvimento dos alunos, além de ser uma dinâmica pedagógica diferenciada.
“Essas formas de trabalho ajudam no desenvolvimento da competência dos alunos para que possam atuar na área acadêmica ou de mercado. A realidade da região é muito diversa, precisamos considerar o conhecimento regional e trazer temas locais para a pauta, isso traz mais interesse para os alunos, a palestra deu boas possibilidades”, pontua Paulo.