Luciana Araújo é repórter do Portal Correio de Carajás, em Marabá. No ano passado, Luciana foi a vencedora estadual na categoria áudio do Prêmio Sebrae de Jornalismo com o Podcast “Do pilão à fábrica de chocolate: o crédito fez diferença para Lari Ribeiro”. Para ela, a premiação foi um reconhecimento dos colegas jornalistas, leitores e ouvintes, que reforça seu papel profissional e a forma como se enxerga na profissão. “Participar desse prêmio foi uma oportunidade de aprendizado muito grande para mim, por conta das pesquisas que eu fiz para montar o podcast. Valeu a pena pelos frutos que eu colhi depois”, relata Luciana, que classificou a vitória não apenas como uma oportunidade profissional, mas como uma vitrine para destacar a força da produção de conteúdo jornalístico no interior do Pará.
Ela diz que a premiação reforçou sua versatilidade em trabalhar com diferentes formatos para levar a informação. “Mostrou que o meu trabalho é bom a ponto de ganhar um prêmio tão importante aqui para a nossa região, para o Pará, para a Amazônia, falando sobre uma mulher empreendedora que trabalha com chocolate, que trabalha com cacau”, diz.
Luciana ainda ressalta que poder contar histórias de empreendedorismo ampliou seus horizontes para oportunidades de mercado para quem deseja empreender. “Conhecer iniciativas como a do Sebrae, como a dos bancos que oferecem microcréditos para pequenos empreendedores impulsionarem os seus negócios abriu meus horizontes”.
Luciana lembra que o prêmio conquistado significou uma vitória para a sua região. “Principalmente, por trazer o troféu aqui, não só para mim, mas para a cidade onde eu moro, Marabá, no interior do Pará. É sempre muito bom quando a gente tem representatividade do interior em iniciativas estaduais”.
PSJ segue com inscrições abertas até 9 de junho
Com o tema geral “Empreendedorismo com foco nos pequenos negócios”, a 12ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo é uma oportunidade para quem produz conteúdos em Áudio, seja como podcasts ou reportagens de rádio. Além dela, reportagens em Texto, Vídeo e Fotojornalismo, e uma categoria especial (Jornalismo Universitário) também podem participar. As inscrições seguem abertas até o dia 9 de junho. Os detalhes do regulamento podem ser conferidos no site da premiação premiosebraejornalismo.com.br
O período de veiculação dos conteúdos que podem concorrer vai de 3 de junho de 2024 a 8 de junho de 2025. Os subtemas sugeridos são: Bioeconomia; Pequenos Negócios e COP-30; Inovação e Startups; Produtividade e Competitividade; Inclusão Produtiva e Desenvolvimento Territorial; Transformação Digital; Empreendedorismo Feminino; Políticas Públicas e Legislação; Acesso a Crédito e Gestão Financeira; Empreendedorismo Social.
-