Nesta terça-feira (29), o Sebrae no Pará realizou mais um encontro presencial do Capacita Rede Comunica, voltado para profissionais de comunicação de prefeituras da Grande Belém. Essa foi a sexta das 13 turmas que serão ofertadas nas regiões onde o Sebrae marca presença, para atingir os 144 municípios do Estado.
“O Sebrae no Pará está presente em todos os municípios do Estado com nossas agências regionais e salas do empreendedor. Então, resolvemos criar o Rede Comunica para fazer esse treinamento direto com os comunicadores que estão nas prefeituras dos municípios para que possamos potencializar os pequenos negócios locais”, disse o diretor superintendente do Sebrae no Pará, Rubens Magno, que fez a abertura dos trabalhos.
Na oportunidade, o diretor também apresentou o projeto da E-Zone (zona do empreendedorismo), que será instalada em Belém. O local, que ficará sediado na Praça Dorothy Stang, no bairro da Sacramenta, ficará a poucos metros da Green Zone e Blue Zone, onde acontecerão os grandes debates sobre o clima. A ideia é que o espaço tenha loja institucional, loja colaborativa, área com iniciativas de bioeconomia, espaço para apresentações culturais, além de um mídia hub, que vai receber jornalistas do mundo todo.
A Rede Comunica é uma iniciativa criada pelo Sebrae no Pará para conectar profissionais de comunicação das prefeituras paraenses em um ambiente colaborativo, compartilhar experiências, disseminar informações estratégicas e oferecer capacitações personalizadas.
O jornalista Daniel Nardin abriu os trabalhos com a palestra “ COP 30 e sociobieconomia na Amazônia: desafios e oportunidades”. “Precisamos nos perguntar o que estamos fazendo nas prefeituras em relação as pautas climáticas, então precisamos incluir vozes científicas e dados técnicos nas pautas. Temos que incluir o tema ambiental na vida das pessoas, apresentar oportunidades de negócios sustentáveis e economia verde”, ressaltou.
Depois, os comunicadores participaram da palestra “Gestão estratégica na comunicação pública”, com Jorge Duarte, um dos fundadores da Associação Brasileira de Comunicação Pública. “Nosso trabalho é parte do exercício da cidadania, pois através dele o povo vai exercer o seu direito. Nosso trabalho é focado nas pessoas”, disse ele aos comunicadores.

Assessor de comunicação da Prefeitura de Barcarena, o jornalista Evandro Santos destacou a importância da capacitação. “Foi uma manhã muito boa, o evento foi muito válido, muito interessante, enriquecedor também pelo conteúdo, sobretudo quando se fala da comunicação pública, o professor Jorge Duarte foi excelente, abriu as ideias, nos possibilitou pensar sobre o nosso trabalho, como melhorar, como fazer melhor em nossos trabalhos”, observou ele.
A mesma opinião é compartilhada pela jornalista Élida Miranda, que atua na Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Belém. “Acredito que foi uma oportunidade muito boa para todos, para nos atualizarmos sobre o trabalho que realizamos, para nos amadurecermos enquanto profissionais, tudo isso em busca de uma comunicação mais eficiente para população”, disse ela.
Jornada de Políticas Públicas
As capacitações presenciais da Rede Comunica integram a programação da Jornada de Políticas Públicas, que também tem eventos específicos para Agentes de Desenvolvimento e vereadores dos municípios paraenses. As capacitações incluem temas práticos, associados ao dia a dia de trabalho, como planejamento estratégico, inteligência artificial e comunicação, produção de conteúdo e redes sociais.
“É um grande momento para todos no Sebrae a realização da Jornada de Políticas Públicas, especialmente porque estamos unindo a pauta da comunicação. É um curso muito estratégico e importante para comunicação pública, quanto mais informações sobre o trabalho do pequeno empreendedor tivermos, melhor o nosso trabalho”, disse o gerente da Unidade de Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas (UDTPP) do Sebrae/PA, Bruno Bilby.
Na Grande Belém, o encontro com representantes do legislativo foi realizado no dia 02 de abril deste mês. O evento reuniu mais de 20 vereadores de municípios que compõem parte da região metropolitana de Belém – Belém, Benevides, Marituba e Santa Bárbara do Pará.