ASN PA Atualização
Compartilhe

Artesãos de Abaetetuba e região recebem capacitação com foco na COP 30

Workshop Artesão em Foco foi realizado nesta segunda-feira (28) na agência do Baixo Tocantins
Por Da Redação
ASN PA Atualização
Compartilhe

Artesãos de cinco município do Baixo Tocantins passaram por uma manhã de capacitações nesta segunda-feira (28), na Agência Baixo Tocantins do Sebrae no Pará, em Abaetetuba. O objetivo do 3º Workshop Artesão em Foco, que teve como tema Sustentabilidade e Negócios, foi reforçar as orientações para os empreendedores de pequenos negócios da área faturarem no período da Conferência do Clima da ONU (COP 30), que será realizada em novembro deste ano em Belém.

“Nós estamos na terceira edição do Artesão em Foco e este ano trouxemos novidades, orientando nossos artesãos para que foquem na inovação e capacitação. Então, trouxemos palestras específicas, já que esse é o objetivo do Sebrae, fazer com que esses pequenos empreendedores fomentem cada vez mais sua atividade, que busquem o mercado, fazendo com que tenham uma boa receita e gerem empregos”, disse Marlene Pinto, gerente do Sebrae no Pará na região do Baixo Tocantins.

O artesanato de Abaetetuba é um dos grandes destaques da economia criativa paraense e na COP 30 não será diferente. As peças criativas e coloridas, criadas principalmente pelos artesãos da cidade, ganharão o Brasil e o mundo impulsionados pela rica cultura paraense. Neste sentido, os empreendedores foram capacitados em temas como apresentação e precificação de produtos, alem de sustentabilidade e inovação.

“Essa parceria do Sebrae com os artesãos é importantíssima, pois as vezes temos muita dificuldade de buscar capacitação e apoio, então isso o Sebrae faz por nós. É bastante importante para que possamos entender o que o cliente busca e procura lá fora, e a partir daí nós conseguimos vender mais. Foi um encontro primordial para todos nós“, disse o artesão Joel Silva, de Abaetetuba, que passou pelas capacitações.

O evento foi uma grande oportunidade de obter uma visão inovadora e sustentável do negócio, com foco no mercado interno e externo, com foco na COP 30, conforme explicou a analista técnica do Sebrae no Pará, Alessandra Lobo.

Artesãos de Abaetetuba e região participaram da terceira edição do Artesão em Foco.

“Nós somos um projeto de mulheres que trabalham com a fibra da bananeira, então confeccionamos artesanatos a partir dessa fibra. Eventos como esses são importantes, pois ajudam na aprimoramento dos nossos produtos e o Sebrae tem aberto muitas portas e caminhos”, conta a artesã Jéssica Santos, da Associação Mulheres de Fibra, que localizada na PA-481, na comunidade de Arienga Rio. Atualmente, a associação conta dom 12 artesãs que vivem do projeto social sustentável.

A economia criativa é um dos quatro eixos trabalhados pelo Sebrae no Pará há quase três anos, em preparação aos pequenos negócios para COP 30. Desde julho de 2023 até o momento, mais de nove mil empresas da área já foram atendidas. “O Artesão em Foco já se tornou um evento estratégico na região, então, a cada ano, nós trazemos novidades. Este anos vamos falar de sustentabilidade e inovação, mas além disso, queremos fortalecer o segmento e fazer com que haja uma cooperação entre vocês”, ressaltou a analista do Sebrae no Pará, Milena Silva, que atua na agência Baixo Tocantins, em Abaetetuba.

Praças

Na ocasião foi dada a largada inicial do projeto Abaetetuba Vai à Praça, que será realizado pela Prefeitura de Abaetetuba, em parceria com o Sebrae no Pará, em praças públicas do município. Com previsão para iniciar em agosto deste ano, a ideia da iniciativa é potencializar o trabalho dos artesãos pela cidade. Os empreendedores de pequenos negócios do segmento passarão por uma curadoria para exporem os seus produtos durante o projeto.

  • COP 30
  • cultura empreendedora
  • Empreendedorismo