ASN PA Atualização
Compartilhe

Circuito Odivelense vai potencializar pequenos negócios locais no nordeste paraense

Projeto foi lançado nesta quinta-feira (24) pelo Sebrae/PA e Prefeitura de São Caetano de Odivelas
Por Da Redação
ASN PA Atualização
Compartilhe

Com objetivo de impulsionar o turismo e a economia local, por meio da valorização da cultura, gastronomia e biodiversidade, o Sebrae no Pará e a Prefeitura de São Caetano de Odivelas, lançaram nesta quarta-feira (24), o Circuito Odivelense. Cerca de 100 pessoas, entre empreendedores locais e lideranças políticas da região participaram do evento, que foi realizado na Praça Juiz Cláudio Rendeiro, no centro da cidade.

“Nós da agência Guamá estamos muito felizes com os resultados gerados neste trabalho de quase 2 anos. É o primeiro circuito padronizado da Território empreendedor do Guamá de muitos que ainda virão, pois existe potencialidades turísticas que precisam ser transformadas em produtos nos 19 municípios de atuação na região”, disse Gisele Freitas, gerente regional do Sebrae no Pará na região Guamá.

O Circuito Odivelense é um roteiro elaborado para permitir aos visitantes conhecerem de perto a cultura local, o artesanato Odivelar e a rica biodiversidade presente nos manguezais do município. Alinhado com a Conferência do Clima da ONU (COP 30), que será realizada em novembro, em Belém, o circuito promove o desenvolvimento sustentável e a valorização dos recursos naturais da região.

Durante o evento, cinco artesãos da cidade expuseram seus produtos, que lembraram a rica cultura da região, na coleção que marca o trabalho com o Sebrae/PA.

Evento contou com apresentações culturais do município. 

O circuito oferece aos visitantes uma experiência autêntica da região, com o icônico Boi de Máscaras, manifestação cultural típica do município, e uma manifestação indigna das raízes odivelenses. A experiência gastronômica é um destaque à parte, com a oportunidade de degustar as saborosas ostras da Amazônia, cultivadas localmente, e o tradicional caranguejo, iguaria presente na culinária regional.

“São Caetano de Odivelas é um município lindo e cultural, com paisagens belíssimas, e também estamos na rota turística paraense, onde os turistas podem nos visitar e isso alavanca economia e melhora a vida da população. Hoje, São Caetano é uma cidade empreendedora e essa parceria com o Sebrae é fundamental para descobrir nosso potencial e talento”, destacou a prefeita de São Caetano de Odivelas, Leila Felipa.

De forma prática, o Circuito Odivelense fomenta o crescimento de diversos setores da economia local, incluindo a rede hoteleira, o comércio e os restaurantes. Além disso, o projeto promove o desenvolvimento sustentável, valorização cultural e o empreendedorismo local, além do envolvimento social com a comunidade.

  • COP 30
  • cultura empreendedora
  • Empreendedorismo