Fale conosco 9 Acessibilidade 0
Sebrae Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN

Agência Sebrae de Notícias Agência Sebrae de Notícias

 
Fotos: Carlos Borges / Arquivo
ASN PA
Compartilhe
ASN PA
Compartilhe

A abertura oficial da Feira de Artesanato do Círio (FAC) 2024 ocorre nessa quinta-feira (10), às 10h, com a realização do Rito da Bênção, celebrado pelo bispo auxiliar na arquidiocese de Belém, Dom Antônio de Assis Ribeiro, e com a presença da Imagem de Nossa Senhora de Nazaré da Guarda de Nazaré. O evento é aberto ao público, assim como a entrada para a Feira, que segue até o dia 16 de outubro, no estacionamento do Parque Urbano Belém Porto Futuro.

Em um espaço de mais de 3000 m², a estrutura da Feira conta com 120 estandes para exposição e comercialização de produtos de artesãos, além de área de alimentação, Vitrine Amazônia e ampla programação musical. Essa é a maior estrutura de todas as edições da Feira, que funcionará das 10h às 22h, exceto no dia 13, quando estará aberta ao público das 15h às 22h.

As novidades desse ano são o Mundo Amazônia e o Espaço Kids. O primeiro espaço será reservado a cinco indígenas artesãos paraenses, que vão expor e comercializar peças produzidas por eles e que retratam suas culturas.  Já o Espaço Kids é uma área dedicada às crianças, que terão uma programação pensada para elas, incluindo o grupo Balada Kids, flauta amazônica e outras atividades recreativas para disseminação da cultura paraense.

A área de exposição vai reunir o trabalho de 113 artesãos, de 19 municípios, em várias tipologias, como miriti, balata, cerâmica, sementes, trançados em fibras, cuias e madeira, além de peças inspiradas no Círio de Nazaré. Os artesãos foram selecionados por uma equipe de curadores, que levou em conta sete critérios: qualidade, inovação, originalidade, agregação de valor, acabamento, uso da tag e qualidade de embalagens.

“A FAC foi criada para valorizar o artesanato paraense e gerar negócios aos artesãos, em um período muito propício para empreender, que é a festividade de Nazaré, quando milhares de pessoas vêm para a capital paraense. Pessoas que querem levar consigo um pouco da nossa cultura, o que podem encontrar em nosso artesanato”, explica do diretor-superintendente do Sebrae no Pará, Rubens Magno.

A expectativa da coordenação da FAC, que está em sua 12ª edição, é gerar R$ 1,5 milhão em negócios, que inclui faturamento durante o evento e as entregas futuras, e atrair mais de 60 mil visitantes. A Feira é realizada pelo Sebrae/PA e conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult).

-

Sobre a FAC

A Feira de Artesanato do Círio faz parte de um trabalho realizado pelo Sebrae desde 1989, voltado para o artesanato no período da festividade do Círio de Nazaré. O objetivo do evento é fomentar e promover o trabalho de artesãos paraenses, gerando oportunidades de venda durante e após a Feira.

A FAC é resultado da fusão, há 12 anos, de duas iniciativas: A Feira do Miriti, específica do artesanato de Miriti, atividade tradicional do município de Abaetetuba; e a Feira do Círio, que reunia o artesanato de outras tipologias, produzido em vários municípios paraenses.

Compartilhe
Ficou com alguma dúvida? Acesse nossos canais de atendimento.
Se você é um profissional da imprensa, entre em contato pelo [email protected] ou fale com a ASN em cada UF

Notícias relacionadas