Os produtos da economia criativa paraense como biojoias, artefatos em miriti e peças religiosas em cerâmica, ficaram em evidência durante 10 dias na 12ª edição da Feira de Artesanato do Espírito Santo, a Arte Santo, que foi realizada entre os dias 13 e 22 de setembro, na Praça do Papa, em Vitória (ES). Apoiados pelo Sebrae no Pará, os artesãos paraenses Silvia Cristiane Pereira, Tiago Elarrat e Helder Rodrigues fizeram networking e expuseram suas peças para pessoas de todo o Brasil.
Moradora de Vila Velha, a professora universitária Flávia Delgado, visitou o estande do Pará durante a feira e ficou encantada com a riqueza e a originalidade das peças dos artesãos paraenses. “Já estive em Belém uma vez, já trabalhei com pessoas do Pará, mas o que me chama a atenção é o cuidado, o acabamento das peças. Elas carregam a genialidade do Brasil, onde o Pará é um pequeno fragmento do país. Fiquei encantada com os novos materiais e acabamentos utilizados. O Pará nunca nos para de surpreender com suas peças e sua cultura”, disse ela.
Durante a feira, o público conferiu biojoias amazônicas e acessórios voltados para cultura paraense, além de peças religiosas do Círio de Nazaré, produzidas pelo artesão Tiago Elarrat, da marca Casa Belém Acessórios. Foram colares, brincos e cordões feitos a partir de materiais como fios, fibras e sementes encontradas na Amazônia.
“Consegui comercializar cerca de 80% das peças que levei para a feira, então foi muito positiva a nossa participação. Consegui dois clientes que encomendaram peças do Círio de Nazaré. Eles têm um restaurante que leva o nome da Amazônica e ficaram bastante encantados com tudo, então a feira foi muito boa para divulgarmos nossas peças e a cultura do nosso Estado”, avaliou ele.
Para a artesã Silvia Cristiane Pereira, criadora da marca Cris Art’s, que produz artesanato em biscuit inspirados na cultura do Boi de Máscaras de São Caetano de Odivelas, a feira também, foi bastante produtiva.
“Nós aprendemos muito sobre a cultura do Espírito Santo e eles também conseguiram apreciar a nossa cultura, principalmente por meio do vídeo que apresentamos. Então, fomos bem recebidos, vendemos quase todos os produtos, e foi muito boa essa troca de experiências com pessoas do sudeste do Brasil”, disse ela que expôs produtos como pinturas em telas e miniaturas de personagens marcantes que permeiam o folclore do município paraense.
O artesão paraense Helder Ferreira também fez um balanço positivo do evento, expondo peças de bonecas de garrafas recicladas, blocos de anotações, embalagens feitas a partir de miriti, além de ecobags com pintura marajoara. Foram cerca de 600 peças pensadas para o público do sudeste, que retratam a versatilidade da marca Vida Caboca. “Agradeço a oportunidade da pelo Sebrae no Pará. A experiência foi satisfatória para dar visibilidade aos artesanatos ecológicos e culturais que eu e meus amigos produzimos no Estado. Durante o evento, os visitantes conheceram um pouco mais da nossa cultura e adquiriram bastante produtos, mas além disso, pude realizar trocas de experiências e contatos comerciais para futuros projetos de parcerias”, ressaltou ele.
De acordo com Alessandra Lobo, analista do Sebrae/PA, a participação dos artesãos paraenses foi bastante positiva na feira, na medida em que os empreendedores trocaram ideias com pessoas de todo Brasil e comercializaram suas peças. Além disso, também participaram de rodadas de negócios, onde trocaram contatos com clientes para continuação das negociações. No total, os empreendedores paraenses comercializaram cerca de R$ 15 mil nos 10 dias de evento.
“Esses resultados demonstram o potencial da cultura e do artesanato paraense em conquistar novos clientes e solidificar sua presença no mercado nacional de artesanato. Além disso, a presença de influenciadores digitais, a seleção de suas peças para exposição na entrada e a repercussão nas redes sociais contribuíram significativamente para esse sucesso”, completou.
Artesanato
Este ano, a 12ª edição da Arte Santo foi realizada entre os dias 13 e 22 de setembro, na Praça do Papa, em Vitória (ES), e reuniu mais de de 600 artesãos de todo o Brasil. Os empreendedores compartilharam suas criações para cerca de 45 mil visitantes, que tiveram acesso gratuito ao evento. Durante 10 dias, os artesãos de 18 estados brasileiros estiveram na feira, que foi realizada em uma área de cinco mil metros quadrados.