Estudantes, profissionais de instituições de ensino e empresários participaram de evento voltado para educação e empreendedorismo, realizado no auditório da Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Altamira (Aciapa), no último dia 13 de setembro. O Encontro de Educação e Empreendedorismo foi uma ação promovida pelo Sebrae no Pará, em parceria com o Instituto Federal do Pará (IFPA) e a Incubadora do Xingu, ligada à Universidade Federal do Pará (UFPA).
A programação iniciou com uma apresentação da professora da UFPA e coordenadora da Incubadora do Xingu, Silvia Maia, que falou sobre o trabalho da Incubadora na região. Em seguida, o professor Ademison Lisboa, formado pelo IFPA, ministrou uma palestra falando sobre educação empreendedora e o desenvolvimento de habilidades.
Dando continuidade à programação, a coordenadora da Agência Xingu, Rosiane Amorim, comandou um debate sobre as ações do Sebrae no Pará voltadas para o Programa Educação que Transforma. O evento finalizou com um talk show mediado pelo analista do Sebrae, André Palmeira, e que contou com a presença do empresário e biólogo Marco Bonâmico e dos engenheiros florestais Karina Quadros e Wemerson Shimon, que falaram sobre a trajetória acadêmica e as oportunidades profissionais.
André Palmeira pontua que o evento parte de uma iniciativa para fomentar a educação empreendedora na sala de aula. “É muito importante desenvolver habilidades empreendedoras nos alunos, como a autonomia e o espírito de liderança deles. O ambiente acadêmico e o mercado precisam se conectar cada vez mais, todos saem ganhando”.
“É um evento para trazer conhecimentos e ideias, esse projeto de educação empreendedora é muito importante para propor ideais e inovações tecnológicas que possam resolver problemas da nossa sociedade. A parceria com o Sebrae é muito importante para a gente”, observa a chefe do Departamento de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFPA Campus Altamira, Karlyene Rocha.
“A maioria das instituições ensinam a parte científica e teórica, mas a parte do empreendedorismo não costuma ser capacitada. Esses encontros servem para despertar o aluno para as habilidades empreendedoras e as oportunidades que ele pode ter nesse segmento”, destaca o professor Ademison Lisboa.
O estudante do curso de agronomia da Universidade Federal do Pará, Ivanildo Oliveira, afirma que o evento possibilitou entendimento sobre empreendedorismo e, também, sobre outras temáticas, como a socioambiental, destacando as oportunidades e os desafios da região. “Foi muito interessante, para mostrar as grandes oportunidades de transformação, além de esclarecer que não basta apenas ter uma boa ideia, mas ter atitudes para fazer essa ideia acontecer, tendo impactos ambiental, social e cultural de forma significativa”, frisa.