Desde cedo, a empreendedora paraense Maiza Lopes, moradora do município de Capanema, nordeste paraense, sonhava em abrir o tão esperado negócio próprio. Ela já havia trabalhado com acessórios para cabelos, confecções, calçados, mas tudo de maneira informal. Hoje, após orientação e apoio do Sebrae no Pará, a empreendedora está à frente da empresa Maiza Requinte – Experiência Gastro e Decor, negócio voltado para gastronomia, que se tornou sucesso na região.
“A Maiza Requinte surgiu em 2020, após incentivos de amigos e por percebermos, eu e meu esposo, que ainda não havia esse tipo de serviço na cidade, que oferecia tábuas de frios personalizados. Foi um hobby que eu já tinha e resolvi investir nisso. Então, minha preocupação não era só levar queijos fatiados, mas como eu ia apresentar esse produto novo para uma população que pouco consumia e como que eu ia educar essas pessoas a consumirem o meu produto. Foi todo um processo, o processo de educar, de ensinar, de falar disso na rede social, mostrar bastidores, falar de produtos, falar de harmonização. Depois veio a questão das tábuas personalizadas para os tipos de uva, que são os vinhos, harmonização. Enfim, tudo isso foi complementando no meu serviço”, conta ela.
Nova marca
Com o negócio em crescimento, Maiza conta que desejava não apenas aumentar a disponibilidade de seus serviços na região nordeste do Pará, mas também apresentar uma identidade profissional que refletisse a qualidade e o alcance dos produtos. “No finalzinho de 2020, nós resolvemos deixar a empresa mais personalizada. Já tínhamos o CNPJ, já tínhamos uma logo, já tínhamos embalagens personalizadas. Então, a partir daí, começamos a produzir mais tábuas de frios, principalmente em datas comemorativas, como Natal e Réveillon. Mas tínhamos essa questão da logo que me incomodava e não representava o nosso trabalho”, conta ela.
Foi então que, neste ano, com ajuda do Sebrae/PA, por meio da Agência de Negócios Caeté, ela foi atendida por meio do programa Sebraetec, na área de design para solução de branding (gestão de marcas). Em dois meses, a equipe de especialistas do Sebrae/PA realizou uma transformação completa na identidade da empresa, o que incluiu pesquisa de mercado, desenvolvimento da marca, criação de catálogo de produtos e elaboração de branding book.
“Cheguei no Sebrae, em Capanema, em 2023, participando de cursos, workshops, palestras, enfim já consumia os produtos do Sebrae na região e que me ajudavam, mas o vínculo começou a ficar mais evidente este ano, quando assinei parcerias maiores em eventos como coffee breaks, brunchs, etc. Então, devido a essa proximidade, neste semestre recebi a proposta do Sebrae de mudar a nossa logo, quando me propuseram um branding novo, uma marca que falasse e retratasse o que era a Maiza Requinte, o que é minha história e meu trabalho, e assim surgiu a nova marca, após essa pesquisa de branding que fizemos juntos”, explica ela.
Sucesso
Com o apoio do Sebrae/PA, Maiza Lopes não apenas alcançou um novo patamar em termos de identidade de marca, mas também se posicionou estrategicamente para conquistar e engajar seu público-alvo. Para apresentar a nova marca na região, no início do mês, a empreendedora realizou um evento em Capanema, onde reuniu convidados, parceiros e familiares. Foi a coroação de uma nova fase da empresa e na vida dela também.
“Espero que, com a nova marca, as pessoas consigam entender a minha história, toda a nossa trajetória de quase cinco anos de empresa, e que elas consigam reconhecer o valor, que não é preço, mas é valor da entrega do nosso trabalho, de cada detalhe minucioso, de cada item escolhido com muito cuidado. Hoje a Maisa Requinte é uma marca reconhecida aqui na cidade, valorizada, mas eu não quero ficar só aqui, eu quero ir muito mais longe. O nosso trabalho continua e a constância e a resiliência fazem parte do meu dia a dia para que eu consiga alcançar outras cidades e ser reconhecida de forma nacionalmente”, ressalta ela.
Segundo a empreendedora, a empresa está em expansão e já conta com uma equipe para eventos. Futuramente, ela terá um espaço físico em parceria com outro negócio gastronômico na cidade e terá produtos assinados pela marca, também em parceria com um bistrô local.