Com a proximidade do Dia das Crianças, a Feira de Artesanato do Círio (FAC) apresenta uma variedade de opções para presentear os pequenos. Barquinhos, roque-roque, botinhos, pombinhas, cobras, rodas-gigantes, helicópteros, bonecas, animais em geral, instrumentos musicais, como chocalhos, tambores de couro; carros, caçambas e tratores; barcos com anjinhos, casinhas de miriti, promesseiros; imagens da santa em feltro; quadro decorativo com temática amazônica, kits de pintura, como da lenda do curupira, estão entre as opções que podem ser encontradas.
Os produtos da empresa B de Boneca – arte amazônida dão uma opção peculiar de presentes para os Dia das Crianças. A artesã Ane Lobo, há 12 anos produz uma variedade de bonecas representativas. “Na FAC, resolvi focar em bonecas indígenas, porque há crianças que nem sabem da existência dos povos originários, não conhecem a história, e com as bonecas, damos a oportunidade dos pais contarem essa história”.
A empreendedora fez uma avaliação que sua entrada na FAC gerou em sua produção uma busca por inovação, para que pudesse participar do evento, por isso em seu bojo de produtos agora o universo indígena é representado. “A FAC é um Oscar para mim, é um privilégio. As vendas são boas e os contatos maravilhosos”, avalia.
Quem fez uma boa avaliação das bonecas e aproveitou para comprar para a filha e sobrinhas que moram em São Paulo, foi Camila Cunha. Ela visitou a feira e gostou das bonecas. “Achei de uma perfeição maravilhosa e gostaria também que minhas sobrinhas conhecessem as bonecas indígenas” explicou.
“Os brinquedos que eu faço atraem a atenção das crianças. São brinquedos tradicionais, mostrando que há outras formas de se divertir, além de ficar só nas telas do celular”, destaca o artesão de Abaetetuba, Carlos dos Santos. Os brinquedos de miriti encantam os pequenos pelo colorido que dá alegria às peças.
-
Fotos: Carlos Borges
Brinquedos inclusivos
A Fabrika de Bonecos tem uma variedade de jogos educativos, para além da brincadeira, ajuda no ensino-aprendizado das crianças. São jogos educativos: alfabeto e número; atividades que ensinam a aprender, abotoar e pôr cinto; brinquedos inclusivos para crianças com autismo e com alguma dificuldade psicomotora; brinquedos para contação de histórias, sobre as lendas amazônicas; dedoches e fantoches; brinquedos que incluem e ensinam sobre o meio ambiente e a cultura, além e proporcionar um momento de qualidade entre pais e filhos.