Crédito: Carlos Borges
Jornalistas e influenciadores da Argentina e do Chile, especializados em turismo, estiveram no Pará, no período de 28 de junho a 2 de julho, para conhecer os roteiros turísticos do Marajó e de Belém. A press trip foi organizada pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), em parceria com o Sebrae e apoio da Secretaria de Turismo do Pará (Setur). A iniciativa foi planejada para que a mídia estrangeira divulgue destinos e produtos turísticos brasileiros em plataformas de alcance internacional.
Os jornalistas argentinos participantes da ação foram Alejandro San Martin, da Agência Télam; Daniel Gutman, da Agência Inter Press Service (IPS) e Patricia Veltri, do Canal Doce e Rádio Mitre. A influenciadora chilena Victoria Ansaldo, do canal @octaviaviajando, também participou da iniciativa.
O diretor-superintendente do Sebrae no Pará afirma que esse tipo de promoção é importante para estimular o turismo, mas também para divulgar empreendimentos locais. “O Pará tem sido foco de atenção, especialmente por conta da COP 30. O roteiro foi estruturado para mostrar os atrativos do Pará, mas também para divulgar pequenos negócios das localidades e mostrar o comprometimento da região com a preservação da Amazônia”, pontua.
“Com a escolha de Belém como sede da COP 30, em 2025, os olhos do mundo estão na capital paraense. Começar a promover o turismo no Pará hoje é parte da estratégia de nos preparar para receber esse grande evento. O turismo é a atividade econômica central da mudança no modelo de desenvolvimento que o Brasil vai mostrar ao mundo, pois leva à conservação e restauração da nossa natureza, gerando mais empregos e oportunidades com a natureza preservada em vez de devastada”, frisa o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.