Fale conosco 9 Acessibilidade 0
Sebrae Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN

Agência Sebrae de Notícias Agência Sebrae de Notícias

 
Crédito: Carlos Borges
ASN PA Atualização
Compartilhe
ASN PA Atualização
Compartilhe

Crédito: Carlos Borges

Jornalistas e influenciadores da Argentina e do Chile, especializados em turismo, estiveram no Pará, no período de 28 de junho a 2 de julho, para conhecer os roteiros turísticos do Marajó e de Belém. A press trip foi organizada pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), em parceria com o Sebrae e apoio da Secretaria de Turismo do Pará (Setur). A iniciativa foi planejada para que a mídia estrangeira divulgue destinos e produtos turísticos brasileiros em plataformas de alcance internacional.

Os jornalistas argentinos participantes da ação foram Alejandro San Martin, da Agência Télam; Daniel Gutman, da Agência Inter Press Service (IPS) e Patricia Veltri, do Canal Doce e Rádio Mitre. A influenciadora chilena Victoria Ansaldo, do canal @octaviaviajando, também participou da iniciativa.

O diretor-superintendente do Sebrae no Pará afirma que esse tipo de promoção é importante para estimular o turismo, mas também para divulgar empreendimentos locais. “O Pará tem sido foco de atenção, especialmente por conta da COP 30. O roteiro foi estruturado para mostrar os atrativos do Pará, mas também para divulgar pequenos negócios das localidades e mostrar o comprometimento da região com a preservação da Amazônia”, pontua.

“Com a escolha de Belém como sede da COP 30, em 2025, os olhos do mundo estão na capital paraense. Começar a promover o turismo no Pará hoje é parte da estratégia de nos preparar para receber esse grande evento. O turismo é a atividade econômica central da mudança no modelo de desenvolvimento que o Brasil vai mostrar ao mundo, pois leva à conservação e restauração da nossa natureza, gerando mais empregos e oportunidades com a natureza preservada em vez de devastada”, frisa o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.


Programação

-

Em um roteiro de cinco dias, a viagem começou em Belém, no dia 28 de junho. O roteiro iniciou com um passeio pela Praça da República e uma visita ao Theatro da Paz, a mais antiga casa de espetáculos da Amazônia, com 145 anos de existência. Em seguida, conheceram o Mercado Ver-o-Peso, a maior feira a céu aberto da América Latina, um cartão-postal de Belém.

Ainda no primeiro dia, a programação seguiu com um passeio pela Cidade Velha, quando os visitantes puderam apreciar pontos turísticos como o Complexo Feliz Lusitânia, que abriga a Catedral da Sé, Museu de Arte Sacra, Casa das Onze Janelas, Forte do Castelo e Museu do Encontro.

Durante as visitas, foi conferida a arquitetura de imóveis construídos no local considerado o berço histórico da capital paraense.

-

-

Crédito: Carlos Borges

O segundo e o terceiro dia de programação ocorreram em Soure, na Ilha do Marajó. Assim que chegaram ao município foram recepcionados pela Secretaria Municipal de Turismo, com um adereço de búfalo – animal símbolo da região – e um banho de cheiro para atrair boas energias.

Na ocasião conheceram locais como as praias do Pesqueiro e da Barra Velha, o Povoado do Céu, além de visitarem áreas de proteção ambiental, manguezais e fazendas. No dia 29 de junho, em que é comemorado o dia de São Pedro, os jornalistas e influenciadores puderam participar da procissão fluvial em comemoração à data.

Durante a empreitada, os participantes entraram em contato com a bubalinocultura predominante no município de Soure, uma vez que a Ilha do Marajó é a região que possui o maior rebanho de búfalos no Brasil. O animal faz parte da rotina da cidade, seja como montaria do 8º batalhão da Polícia Militar do estado do Pará, matéria-prima para bolsas e calçados, atração turística e até na convivência com os moradores e visitantes. Além disso, o leite da búfala produz alimentos como o doce de leite, a manteiga e o queijo, esse último conquistou o registro de Indicação Geográfica em 2021.

O quarto dia de programação foi no município de Salvaterra, também localizado na Ilha do Marajó. Na ocasião, foram visitadas a praia e a Vila de Joanes, local em que se encontram as Ruínas de Joanes, que, mais do que um atrativo da Ilha, é um pedaço da história paraense, uma vez que o lugar é marcado pela presença dos jesuítas no território.

Os participantes da press trip também puderam saborear alimentos como o tambaqui e o abacaxi. O fruto da localidade se diferencia pelo sabor único, mais doce que o tradicional, pelo fato de estar em uma área próxima à Linha do Equador, com grande incidência da luz do sol, o que deixa o solo menos úmido, acelerando o ciclo da planta.

-

-

-

-

Na parte final da viagem, o último dia do roteiro foi, novamente, na capital paraense, quando conheceram um pouco da história religiosa da cidade, visitando a igreja Basílica de Nazaré e o Museu Memória de Nazaré.

Durante o passeio, ouviram as histórias da igreja e do próprio Círio, além de percorrerem a trilha de Plácido, construída no Museu. Por fim, conheceram os mantos de Nossa Senhora de Nazaré utilizados em edições anteriores e foram apresentados aos brinquedos de miriti, palmeira amazônica que é uma das maiores expressões da procissão religiosa e que serve como fonte de renda para muitas famílias do município de Abaetetuba.

Crédito: Carlos Borges

-

Olhares

“Me interesso pela Amazônia e por como os povos originários lutam para preservar o meio ambiente. É preciso dar apoio para que os pequenos negócios possam gerar emprego e renda, dar incentivo para essas empresas é de suma importância, afinal, a população local é mais preocupada com a preservação ambiental do que grandes corporações. Gostei de conhecer o Pará, é um Brasil distinto”

Daniel Gutman

“É a segunda vez que venho ao Brasil, mas no Pará é a primeira vez, me encantei, pois aqui é muito diferente do Chile. A comida aqui é muito distinta, as pessoas são amáveis e a divulgação por meio das redes sociais desses roteiros é importante, pois é uma forma de engajar o marketing para essas rotas e trazer pessoas de fora para o estado”

Victoria Ansaldo

“A ação é importante porque torna possível divulgar esses lugares para atrair turistas de várias localidades, contribuindo para impulsionar os pequenos negócios dos municípios. Iremos divulgar esses destinos para gerar interesse em uma grande quantidade de pessoas. A natureza aqui é incrível, assim como a consciência ambiental que as pessoas têm na gestão dos negócios”

Alejandro San Martin

“Foi uma experiência muito rica, fiquei encantada pelos lugares e pela cultura. Gostei de conhecer as belezas naturais, mas também os empreendimentos, pois gosto de escrever histórias que me comovam, de pessoas, de costumes, isso que me estimula. Essa viagem permitiu um turismo não apenas contemplativo, mas participativo, como poder ter contato com o búfalo, ver a origem dos alimentos, isso enriquece a experiência”

Patricia Veltri

Compartilhe
Ficou com alguma dúvida? Acesse nossos canais de atendimento.
Se você é um profissional da imprensa, entre em contato pelo [email protected] ou fale com a ASN em cada UF

Notícias relacionadas