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Davi Cavalcante, proprietário da DCO Sustentável, foi o vencedor da apresentação de alto impacto, o chamado pitch, que fez parte da programação do Demoday, evento realizado na última sexta-feira (23), na sede do Sebrae no Pará, em Belém. Andreia Uchôa, do empreendimento Empório Amazônia Artesanal, e Noanny Guimarães, da Cacauaré, ficaram em 2° e 3° lugares, respectivamente.

As três iniciativas foram premiadas com uma missão no Startup Summit, programação que ocorrerá em Florianópolis, no próximo mês de agosto.

Durante o Demoday, 22 ideias de negócios focadas na resolução de problemáticas socioambientais nas ilhas de Belém foram apresentadas, foco dos atendimentos no Projeto Negócios de Impacto Socioambiental (NISA).

A DCO desenvolveu como primeiro produto uma hidroturbina compacta que opera em baixa velocidade em rios e igarapés da Amazônia, sem degradar o meio ambiente, gerando energia sustentável

“O NISA fortaleceu a nossa marca e nos mostrou uma nova maneira de nos desenvolvermos como empreendimento. Ficamos muito felizes, isso vem validar nosso produto e a nossa empresa no mercado de energia renovável”, afirma Davi, CEO da empresa.

Os desempenhos foram avaliados por uma banca de jurados formada pela empresária e CEO da Startup Muda Meu Mundo, Priscilla Veras; pelo empreendedor e fundador da Aya Psicologia, Douglas Vidal; e pelo gerente de programas na Enactus Brasil, Wilson Costa.

Entre os critérios utilizados pelos avaliadores estavam o perfil empreendedor; a proximidade com a pauta socioambiental e a dedicação com o projeto; e a magnitude e a qualidade do impacto social e a inovação.

“O diferencial das iniciativas daqui é que as ideias estão focadas nos problemas locais e às vezes quem está fora não tem noção da vivência da região. O foco é resolver um problema socioambiental local, isso faz com que os negócios sejam relevantes”, destaca Priscila Veras.

“O nosso estado tem grande potencial e o Sebrae no Pará incentiva os pequenos negócios, colocando sua infraestrutura à disposição para acelerar os empreendimentos, sempre com o conceito da floresta em pé, em ações como o NISA”, frisa o diretor-superintendente do Sebrae no Pará, Rubens Magno.

O Demoday marca o encerramento da quarta edição do Projeto Negócios de Impacto Socioambiental (NISA), que foi lançado pelo Sebrae no Pará em 2021 e as edições anteriores ocorreram nos municípios de Paragominas e Parauapebas. A COP 30 foi uma temática transversal da iniciativa na quarta edição, uma vez que Belém irá sediar a Conferência do Clima em 2025. Foram trabalhadas 24 ideias de negócios focadas na resolução de problemáticas socioambientais em ilhas da capital paraense.

Estiveram presentes no Demoday a diretora técnica do Sebrae/PA, Domingas Ribeiro; o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará, Carlos Xavier; além de técnicos da instituição e empreendedores do segmento socioambiental.

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Capacitação

Hidroturbina compacta, laboratório móvel de educação ambiental, plataforma de gestão de negócio de açaí, turismo sustentável, imersões turísticas pelas ilhas de Belém, cacau de várzea e frutos da Amazônia são algumas das ideias dessa fase do NISA.

Foram 30 horas de capacitação, 300 horas de consultoria e seis módulos temáticos. A trilha contou com suporte de especialistas e de ferramentas necessárias para consolidar as ideias de negócios. Além disso, houve a etapa de prototipagem, que consiste em desenvolver uma versão do produto para validação.

Alix Silva, do empreendimento Urusul, que trabalha com um laboratório móvel de educação ambiental, define a experiência no projeto como um divisor de águas. “Éramos um projeto e, hoje, nós consideramos um negócio. Por meio do NISA, continuamos com nosso amor pelo meio ambiente e com o nosso idealismo, mas hoje entendemos que temos que ter renda e retorno econômico”, explica.

Fotos: Carlos Borges 

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