Fotos: Carlos Borges
Na última quarta-feira (7), as Salas do Empreendedor de seis municípios paraenses receberam o Selo Sebrae de Referência em Atendimento. A iniciativa visa valorizar os espaços e promover os atendimentos e serviços disponibilizados aos empresários nos locais. No total, 46 delas se qualificaram para a disputa no Estado.
O Selo Sebrae de Referência em Atendimento é uma premiação nacional da instituição. São três categorias – Ouro, Prata e Bronze, e ocorre em duas etapas: estadual e nacional. Além disso, Salas e Agentes de Desenvolvimento com o maior número de atendimentos e interações e registrados no Sistema de Atendimento Sebrae (SAS) são certificados.
As Salas do Empreendedor dos municípios de Bagre, na Ilha do Marajó; Castanhal, na região Guamá; e Marabá , na região de Carajás receberam o Selo Ouro e seguem na disputa nacional pelo Selo Diamante, cujo resultado será anunciado no dia 12 de dezembro, em Brasília. As Salas de Abaetetuba e Barcarena, na região do Baixo Tocantins, levaram o Selo Prata; e Cametá, também na região do Baixo Tocantins, recebeu o Selo Bronze.
A seleção dos vencedores seguiu a critérios qualitativos e quantitativos, entre eles qualidade do atendimento, infraestrutura e presença digital.
“A Sala do Empreendedor é um espaço muito importante para o fomento aos pequenos negócios e dão importante reforço ao trabalho do Sebrae em prol do empreendedorismo em nosso estado”, defende o diretor-superintendente do Sebrae no Pará, Rubens Magno.
“É importante um atendimento padronizado, em que todos estejam alinhados com as políticas públicas. Um dos maiores desafios é fazer com que as políticas públicas cheguem ao empreendedor”, observa o coordenador geral de microempreendedorismo e artesanato do Ministério da Economia, Fábio Silva, que foi palestrante do Encontro Estadual de Agentes de Desenvolvimento, realizado pelo Sebrae nos dias 06 e 07 de dezembro, no Hotel Sagres, em Belém, onde a premiação ocorreu.
Fábio Silva : Coordenador geral de microempreendedorismo e artesanato do Ministério da Economia
Também estiveram no evento de premiação o prefeito do município de Bagre, Cleberson Lobato; o prefeito do município de Capanema, Francisco Freitas Neto; o vereador do município de Monte Alegre, John Miller dos Santos; além de membros dos Conselhos Deliberativo e Fiscal do Sebrae/PA e funcionários da instituição.
Destaque em registros
Salas do Empreendedor de Marabá, Santarém e Abaetetuba, com o maior número de atendimentos e interações registrados no Sistema de Atendimento Sebrae (SAS), foram certificadas.
Os atendentes Maria das Graças Conceição Silva Freitas (Palestina do Pará), Rafael Amorim da Silva (Marabá) e Werley de Oliveira da Silva (Abaetetuba) também receberam certificados por se destacarem em número de atendimentos registrados no SAS.
-
Sala do Empreendedor
No Pará, atualmente são 110 Salas do Empreendedor. Nos espaços, são oferecidos serviços de capacitação, orientações e formalização como microempreendedor individual. Os atendimentos são realizados por agentes de desenvolvimento e atendentes capacitados pelo Sebrae.
-
-
-