Gilberto Nobumasa, da Paraoil, foi o grande vencedor do duelo de ideias, os chamados pitchs, apresentados no Demoday, realizado no último dia 29, em Belém, como objetivo e despertar o interesse acerca do ecossistema de inovação da Amazônia.Valéria Mourão, da Deveras Amazônia e Kairós Canavarro, da Ekilibre ficaram, respectivamente, em 2° e 3° lugares. Todos receberam troféus. O Demoday marca o encerramento de mais uma fase do programa Inova Amazônia no Pará, iniciativa realizada pelo Sebrae no Pará e uma rede de parceiros.
A Paraoil é uma empresa especializada na extração de óleos vegetais e trabalha com pequenos agricultores e comunidades tradicionais, visando a democratização do acesso aos óleos amazônicos. “Ficamos muito felizes, pois representou o fechamento de uma jornada de preparação e crescimento, desde a pré-aceleração em 2021 do programa Inova Amazônia, até a aceleração em 2022. Ficamos convictos que o caminho que estamos seguindo é o correto, estruturando uma cadeia integrada com base na bioeconomia”, pontua Gilberto.
No evento, foram realizados 24 pitchs, ou seja, apresentações breves e diretas, com os empreendimentos da iniciativa. A ação foi a consolidação da fase de capacitação do Programa Inova Amazônia, a penúltima da iniciativa. Os pitchs das empresas participantes do Programa Inova Amazônia foram avaliados por uma banca formada pelo escritor e investidor anjo, João Kepler Braga; pelo Diretor Técnico da Neo Ventures, Vinícius Roman e pelo representante do Museu de Ciência da Amazônia, Daniel Penteado.
O evento contou com a participação da gestora nacional do Inova Amazônia, Valéria Schneider; da representante da Secretaria de Estado da SECTET, Renata Novaes; do Coordenador de Transferências de Tecnologias e Negócios da Fundação, Milksom Campello; do gerente adjunto da Unidade de Soluções e Inovação do Sebrae no Pará, Renato Coelho; e da gerente da Unidade de Soluções e Inovação do Sebrae no Pará, Renata Batista e de representantes da Neoventures, Museu Emílio Goeldi, Banpará, Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), Conselho de Jovens Empresários do Pará (Conjove) e Instituto Tecnológico Vale (ITVale) .
Sidney Santos, nascido na Bahia e residente em Marabá, é empreendedor da SCS Sustainability & Innovation, um dos empreendimentos participantes do Inova Amazônia, que marcou presença no Demoday, ressalta a importância do Programa para preparar profissionais para o ecossistema de inovação. “Trabalhamos com o desenvolvimento de produtos e processos por meio de insumos da biodiversidade amazônica. É uma pesquisa que veio do mestrado, logo o meu perfil é acadêmico e a experiência se torna diferenciada, pois somos preparados para o mercado e a minha formação não me dava isso, agora estou atualizado e tenho conhecimentos atuais que qualquer empresa que deseja se estabelecer precisa ter”, pontua.
O CEO reconhecido nacionalmente e Investidor Anjo, João Kepler, que já morou no Pará, elogia o Programa e fala sobre a mudança de panorama no ambiente da Inovação paraense. “Foi construído um ecossistema em torno da matéria-prima, da mão de obra e da cultura do estado e da região, foi feito um programa de aceleração em torno disso. Hoje presenciei algo que não imaginava que pudesse gerar uma receita, algo disruptivo, saio daqui maravilhado e louco para investir nesse segmento”, frisa.
“Como a nossa vocação é desenvolver pequenos negócios, desenvolvemos um projeto que para apoiar e estimular projetos da bioeconomia, usando insumos da floresta de forma sustentável e criando produtos de valor agregado”, destaca o gerente adjunto da Unidade de Soluções e Inovação do Sebrae no Pará, Renato Coelho.
“Tínhamos um grande desafio que era trazer gente de fora para a Amazônia e conseguimos gerar muitas conexões, esse grupo foi pioneiro e o desafio era grande”, afirma a gestora nacional do Inova Amazônia, Valéria Schneider
Foram seis meses de trabalho, 660 horas de atividades, sete trilhas de conhecimento, sete eventos de conexão, 547 mentorias individuais com as equipes, 48 mentores exclusivos para o programa e 26 facilitadores.
Inova Amazônia
O Inova Amazônia é uma iniciativa do Sebrae, lançada em 2021 para fortalecer e impulsionar o desenvolvimento econômico e social do estado.
O programa ocorre em três fases. Na primeira, a pré-aceleração, foram selecionadas 50 iniciativas. Em seguida, foram escolhidos 30 projetos, que avançaram para a segunda fase, a aceleração. Até dez projetos participam da etapa final de capacitação em internacionalização.
O Pará foi o estado a iniciar o Inova Amazônia. Atualmente, a iniciativa existe em oito estados do Brasil, abrangendo 128 empreendedores. Em dezembro de 2022, ocorrerá o Amazônia Summit, em Belém, que será a conclusão dos trabalhos do Inova Amazônia. Está confirmada uma segunda edição para 2023.
-