Francione Serra trabalhava como secretária executiva quando resolveu largar o emprego para ser artesã, junto com mãe, Anna Beatriz Serra. Atualmente, ela se destaca no segmento graças a um trabalho diferenciado. É do ofício que vem a principal fonte de renda da família da dupla, com a venda de peças feitas de tecidos e feltros, principalmente, marca da Biarte Artesanato Feltro.
O trabalho das duas é um dos mais procurados na Feira de Artesanato do Círio (FAC). São imagens de Nossa Senhora de Nazaré e romeiros, além de personagens da cultura popular. “Trabalhar com a arte do Círio é emocionante, desde a fabricação até a finalização, e a FAC é um momento importantíssimo”, explica a artes. A empreendedora diz os kits do círio, como a imagem de Nossa Senhora e os romeiros, é uma das peças mais procuradas pelo público do evento.
São oito edições participando da FAC, sempre com bons negócios. Mãe e filha já venderam mais de 8 mil peças em participações no evento, e os produtos da Biarte já chegaram a vários lugares do Brasil e exterior, sendo levadas para a Argentina, Itália, Portugal e, principalmente, para os Estados Unidos.
“A expectativa de vendas na Feira de Artesanato do Círio é muito alta. A gente ganha mais do que em qualquer época do ano. Ano passado, no terceiro dia de evento já tínhamos vendido todos os nossos Romeiros. Minha irmã veio de Juruti, interior do Pará, para ficar na Feira, enquanto minha mãe e eu produzíamos em casa para fazer reposição. Nos organizamos para a Feira, mas as vendas superaram as expectativas. Para este ano, temos a expectativa de faturar algo em torno de 50 mil reais”, conta a artesã.
Para a edição 2022, o público da FAC vai encontrar novidades no estande da Biarte. Serão mais de mil peças, com inovações. “Teremos o Caboclo Plácido, feito em tecido, A história dele, que encontrou a imagem peregrina de Nossa Senhora, será apresentada em uma tag, com informações em português e inglês. Aliás, todas as nossas peças vão terão tag apresentando a história do Círio, nos dois idioma”, adianta a empreendedora, que também levará o carro dos anjos, romeiros segurando anjinhos, caranguejos, entre outras peças.
-