ASN PA Atualização
Compartilhe

Sebrae no Pará vai apoiar empreendedores no CarnaBelém 2026

Catadores de materiais recicláveis, do Projeto Pró-Catadores, também atuarão na festa para promover a sustentabilidade
Por Da Redação
ASN PA Atualização
Compartilhe

O Sebrae no Pará vai preparar e orientar empreendedores para atuarem no CarnaBelém 2026, incluindo os distritos de Icoaraci, Mosqueiro e Outeiro. Além disso, a instituição também vai mobilizar catadores de materiais recicláveis da capital, que ficarão responsáveis por uma folia mais sustentável em 2026.

“O Carnaval é um dos maiores períodos do ano para os empreendedores de pequenos negócios. É o momento de transformar cultura em oportunidade e gerar renda com identidade local, e com o Carnaval de Belém não seria diferente. Por meio dessa parceria com a Prefeitura de Belém, vamos dar uma grande oportunidade para que nossos empreendedores possam faturar nesse período e até mesmo potencializar abertura de mercados”, destacou Rubens Magno, diretor-superintendente do Sebrae no Pará.

A parceria entre o Sebrae/PA e a Prefeitura de Belém foi divulgada durante coletiva à imprensa paraense na noite desta quinta-feira (05) no Mercado de São Brás, em Belém. Os trabalhadores atendidos são empreendedores permissionários e demais trabalhadores cadastrados que já atuam nesses locais, das áreas de alimentos e bebidas e economia criativa, e que estarão nos corredores da folia na festa promovida pela Prefeitura de Belém.

“Este é um carnaval histórico para Belém. Estamos retomando a memória afetiva do carnaval de rua e das escolas de samba, que fazem parte da identidade da nossa cidade. A programação envolve toda Belém, com atividades nas escolas de samba, nos blocos de rua e nos distritos de Icoaraci, Mosqueiro e Outeiro. A ideia é que a cidade inteira viva esse clima de carnaval”, ressaltou o prefeito de Belém, destacando que o poder público municipal investiu cerca de R$ 3,5 milhões na festa.

Coletiva de Imprensa apresentou novidades do CarnaBelém 2026. Foto: Naalem Rechene.

Sustentabilidade

Além disso, o Sebrae também vai mobilizar cerca de 200 trabalhadores do projeto Pró-Catadores, de cinco cooperativas da capital, que vão atuar na coleta de materiais recicláveis gerados durante os dias de folia, resultando em renda para a categoria, e apostando na sustentabilidade da festa.

“Somente na En-Zone, durante a COP 30, foram mais de 22 mil quilos de resíduos coletados pelos catadores dessas cooperativas, o que representou menos 34 mil toneladas de CO2 lançadas na atmosfera. Então, por meio da ação desses trabalhadores, vamos ter um carnaval amazônico mais sustentável em 2026”, completa Rubens Magno.

Carnaval de rua

A folia vai contemplar o centro da cidade e os distritos de Icoaraci, Outeiro e Mosqueiro no período de 13 de fevereiro a 8 de março. Serão mais de 50 atrações que vão reunir o tradicional carnaval de rua, a Domingueira, trios elétricos, desfiles das escolas de samba e muitos shows com atrações locais e nacionais.

Entre as atrações, destaques para Gaby Amarantos, Zaynara, Valesca Popozuda, Mariza Black, FBC, Lambada Social Club & Ver-O-Brass, bandas Fruta Quente, Fruto Sensual, Xeiro Verde, Gang do Eletro, Aparelhagem Rabeta Sound, entre outros.

  • Carnaval
  • cultura
  • Empreendedorismo