ASN PA Atualização
Compartilhe

Grupo conta histórias de Bujaru por meio de música e dança

Bujaruanas enriquecem programação da En-Zone e se apresentam no Porto Futuro I
Por Da Redação
ASN PA Atualização
Compartilhe

O Grupo Bujaruanas, do município de Bujaru, se apresentou na noite desta quarta-feira (19), no Parque Urbano Belém Porto Futuro I, como parte da programação da En-Zone, a Zona do Empreendedorismo do Sebrae no Pará, com funcionamento até o último dia da COP 30 (21).

Del Rodrigues, coordenador do Bujaruanas e secretário de Cultura de Bujaru, agradeceu ao Sebrae/PA pela parceria que possibilitou mostrar parte das tradições daquela cidade. “Foi maravilhoso, aquele fundo enriquecendo a nossa apresentação, aquela santa maravilhosa. Praça linda, os visitantes aqui nos prestigiando, foi um momento único. A gente veio do município de Bujaru pra fazer isso: promover a nossa cultura e o nosso município. Essa valorização do Sebrae/PA é muito importante”, conta.

O Bujaruanas existe há quatro anos e conta as histórias dos bujaruenses por meio da dança e de músicas autorais. “O grupo é novo, mas vem trabalhando muito forte nessa identidade porque dança as nossas músicas, dança a nossa origem e dança a nossa história. Essas músicas falam de lendas e mitos contados pelas pessoas antigas do município, falam da nossa história do tempo da escravatura. Contamos também a história do nosso boi, Brilha Noite; e da pororoca, que o padre benzeu as águas para que as pororocas se acalmassem. Bujaru é um município de raízes quilombolas, de resistência”, afirmou Del Rodrigues.

Grupo Bujaruanas com a diretoria do Sebrae/PA. Foto: Jader Paes.

O diretor-superintendente do Sebrae/PA, Rubens Magno, lembrou que o objetivo da En-Zone é mostrar a potência do pequeno negócio. “Empreendedores de cultura são empreendedores também e muitas vezes nem se veem como empreendedores. Receber o pessoal de Bujaru é muito satisfatório e a gente se sente muito orgulhoso de ver um grupo como esse, resiliente, potente, que mostra a cultura do Pará. Isso só engrandece a COP 30 e o espírito de pertencer à Amazônia e, principalmente, de mostrar pros paraenses, pros brasileiros e estrangeiros que estão aqui, que a gente é grandão, que o Pará é potente, que o Brasil é uma floresta de coisas maravilhosas”, ressaltou.

A En-Zone é uma realização do Sebrae/PA, tem a Claro Empresas como parceira de conectividade, patrocínio da Hydro e Sicredi e apoio institucional da Prefeitura de Belém, Governo do Pará e Governo Federal. O espaço está instalado no estacionamento do Porto Futuro I e funciona de 17h às 23h, com entrada franca.

  • COP30
  • Cultura Empreendedor
  • cultura empreendedora
  • En-Zone