ASN PA Atualização
Compartilhe

Casa Pará recebe mais de cinco mil visitantes e encanta Tiradentes com sabores e empreendedorismo amazônico

Iniciativa do Sebrae/PA integrou a programação paralela do tradicional Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes
Por Da Redação
ASN PA Atualização
Compartilhe

Durante a participação em Tiradentes, Minas Gerais, a Casa Pará levou à cena nacional a força da cultura, gastronomia e o empreendedorismo da Amazônia, recebendo mais de cinco mil visitantes durante os dias 16 e 19 deste mês. A iniciativa, promovida pelo Sebrae no Pará, integrou a programação paralela do tradicional Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes, reunindo empreendedores criativos, chefs, produtores e artesãos paraenses em uma verdadeira imersão amazônica.

Com uma curadoria que uniu tradição e inovação, o espaço apresentou produtos da sociobiodiversidade, rodas de conversa, degustações e experiências sensoriais, reforçando os pilares da sustentabilidade, inclusão e bioeconomia. A proposta foi destacar a identidade amazônida em todos os detalhes, da arquitetura do espaço aos sabores servidos ao público mineiro. Juntos, os empreendedores faturaram cerca de R$ 10 mil e fizeram contatos para futuros negócios.

“A Casa Pará é uma das ações que fazem parte da nossa estratégia de promoção dos pequenos negócios do estado, com foco na sustentabilidade, inclusão produtiva e bioeconomia, e prepara o Pará para eventos de projeção internacional como a COP 30. É uma forma de apresentar nossos empreendedores, produtos e sabores para novos mercados, criando oportunidades reais de conexão e negócios”, destacou o diretor-superintendente do Sebrae no Pará, Rubens Magno.

Empreendedores paraenses compartilharam experiências. Foto: Divulgação.

Para o empreendedor Leandro Daher, fundador da AMZ Tropical Gin, participar da ação na cidade mineira foi um marco para o pequeno negócio, que produz o gin amazônico, como o famoso gin de jambu.

“A Casa Pará foi uma das experiências mais incríveis que já vivi. Tivemos a oportunidade de mostrar o que o Pará tem de mais autêntico — nossas cores, sabores e histórias. Estar em Tiradentes, ao lado de mestres e criadores que admiro, foi inspirador. A cada conversa, palestra e prato servido, a gente sentia o orgulho de ser amazônida e o desejo de seguir empreendendo com propósito. Sou muito grato ao Sebrae por acreditar e abrir caminhos para que o nosso trabalho alcance outros territórios”, ressaltou ele.

Quem também compartilhou a alegria de representar o Pará foi o empreendedor Paulo Fortunato, da marca Manioca. “Foi lindo demais estar com a Casa Pará em Tiradentes. Um espaço bonito, cheio de força, identidade e pertencimento. Foi bonito ver as pessoas se encantando com os sabores e as histórias da Amazônia. E para nós, empreendedores, foi um momento de troca, de visibilidade e de conexão com o Brasil. Só temos a agradecer ao Sebrae por essa oportunidade”, disse.

A ação integrou o plano estratégico do Sebrae/PA para a COP 30, e tem como foco preparar e projetar os pequenos negócios do Pará em grandes vitrines nacionais e internacionais. Idealizada pelos empreendedores Trisha Guimarães, Luis Guedes e Pablo Vale, a Casa Pará contou com correalização do Sebrae Pará, patrocínio do Boulevard Shopping Belém e apoio da Secretaria de Turismo do Pará, Governo do Pará, Prefeitura de Soure, Porto Combu, Tintas Coral, Cabron Studios e Maxcolor Belém.

  • Cultura Empreendedor
  • Empreendedorismo
  • Tiradentes