Estão abertas as inscrições para a etapa estadual do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE) e podem ser feitas até 30 de janeiro de 2026, pelo site https://prefeituraempreendedora.sebrae.com.br/. A iniciativa premia projetos que contribuem para o desenvolvimento e fortalecimento dos pequenos negócios paraenses.
Na última terça-feira (23), a iniciativa foi apresentada a jornalistas, durante a cerimônia de entrega do Prêmio Sebrae de Jornalismo. A premiação estadual está prevista para ocorrer dia 16 de abril de 2026.
“O lançamento do PSPE para profissionais de comunicação se dá pelo fato de serem formadores de opinião, disseminadores de informações e que, alguns, também são assessores de comunicação de prefeituras, que fazem parte da nossa Rede Comunica. Então, podem auxiliar as equipes das prefeituras nas inscrições de iniciativas”, disse o diretor-superintendente do Sebrae no Pará, Rubens Magno.
O ciclo 2025-2026 é a 13ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, que já se transformou em referência e é considerado um instrumento de reconhecimento, valorização e difusão de iniciativas inovadoras, protagonizadas por governos municipais (prefeitos, prefeitas, administradores e administradoras regionais).
Com mais de 20 anos de história e 14 mil projetos inscritos nas 12 últimas edições, o PSPE reconhece boas práticas municipais que contribuem para um ambiente favorável aos pequenos negócios, incluindo microempresas, empresas de pequeno porte e microempreendedores individuais (MEI). Além disso, estimula a inovação no setor público e a ampliação das capacidades municipais, além de promover a aprendizagem e inspirar novos projetos.
A premiação possui nove categorias, sendo duas delas exclusivas do Pará. Na fase estadual, concorrem prefeituras do mesmo estado e vencedores receberão troféus e o direito de seguir na disputa. Na etapa nacional, serão selecionadas as vencedoras de cada uma das dez categorias nacionais.
As categorias nacionais são: simplificação, sala do empreendedor, compras governamentais, empreendedorismo na escola, inclusão socioprodutiva, turismo & identidade territorial, sustentabilidade e meio ambiente, empreendedorismo rural e gestão inovadora.