ASN PA Atualização
Compartilhe

FENACCE gera oportunidades de negócios para artesãos paraenses

Maior feira de artesanato do Nordeste teve a participação de quatro profissionais apoiados pelo Sebrae/PA
Por Da Redação
ASN PA Atualização
Compartilhe

Quatro artesãos paraenses, apoiados pelo Sebrae no Pará, expuseram suas criações durante seis dias na 7 ª edição da Feira Nacional de Artesanato e Cultura do Ceará (FENACCE), que foi encerrada no último domingo (14), no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Considerada a maior feira do segmento da região Nordeste do Brasil, o evento fomentou o artesanato e a cultura como pilares da economia criativa.

Durante seis dias, com apoio do Sebrae no Pará, quatro artesãos do Estado tiveram a oportunidade de expor e comercializar suas peças em um estande no evento, além de fazerem networking com o público de todo o Brasil. No total, os empreendedores paraenses fizeram cerca de R$ 30 mil em vendas e participaram de rodadas de negócios.

“Todos os anos a FENACCE proporciona uma visibilidade muito grande para os empreendedores paraenses, e este ano não foi diferente. Todos realizaram boas vendas, fizeram muitos contatos, e participaram de rodadas de negócios. Tivemos um balanço bastante positivo”, destaca Alessandra Lobo, analista técnica do Sebrae/PA.

Estande do Sebrae/PA na FENACCE 2025, no Ceará.

A empreendedora Sandra Nascimento, da Fiorella Joias, expôs na feira biojoias amazônicas em peças como brincos, correntes, colares e gargantilhas, produzidas de maneira sustentável. Para a empreendedora, que promove o conceito de moda responsável, unindo estética, sustentabilidade e valorização do trabalho artesanal, o resultado do evento foi positivo.

“A feira foi maravilhosa, fiquei muito feliz em ver o retorno das pessoas com minhas peças, principalmente porque acredito que muitas delas já eram minhas clientes. Elas lembraram de mim e voltaram para comprar ou conversar”, disse ela.

Além de Sandra Nascimento, as empreendedoras Val Genú, da Art Genuina, e Antônia Lima, da Cria Circular, também completaram o time do artesanato paraense em Fortaleza, ao lado do artesão Thiago Elarrat, da Casa Belém Acessórios.

Artesanato

A 7ª edição da Feira Nacional de Artesanato e Cultura do Ceará foi realizada entre os dias 09 e 14 de setembro, no Centro de Convenções do Ceará, em Fortaleza, reunindo cerca de três mil artesãos de 26 estados brasileiros, que compartilharão suas produções com milhares de visitantes, no horário das 09h às 21h.

Além da exposição e comercialização do artesanato brasileiro, a feira também ofereceu atividades culturais, shows com artistas nacionais, workshops e palestras sobre técnicas de produção.

  • cultura empreendedora
  • Empreendedorismo
  • Fenacce