ASN PA Atualização
Compartilhe

Educação e empreendedorismo se unem em iniciativa inovadora em Castanhal

Sebrae no Pará e Secretaria Municipal de Educação unem esforços para fortalecer educação empreendedora
Por Da Redação
ASN PA Atualização
Compartilhe

O município de Castanhal, nordeste paraense, deu mais um passo rumo à transformação da educação pública com o lançamento de um programa inovador que une aprendizagem e empreendedorismo. A iniciativa é uma parceria entre o Sebrae no Pará e a Secretaria Municipal de Educação (Semed), e foi lançada à comunidade escolar nesta sexta-feira (12), no auditório da Secretaria.

Segundo a gerente regional do Sebrae/PA na região Guamá, Gisele Freitas, a ação representa um marco importante para a educação local, com impacto direto na qualidade do ensino e na perspectiva de vida dos jovens do município.

“Nós vamos capacitar os professores e eles vão multiplicar junto aos alunos os conteúdos, inserindo a metodologia Protagonize, que é a metodologia que o Sebrae trabalha de educação empreendedora para o ensino fundamental”, explicou Gisele, destacando que a capacitação será iniciada em breve.

Intitulado “Educação que Transforma”, o programa tem como foco oferecer aos estudantes da rede pública municipal novas oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional por meio de uma abordagem empreendedora na sala de aula.

A proposta visa despertar o protagonismo juvenil, estimular a criatividade e incentivar soluções para os desafios do cotidiano, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes, autônomos e preparados para o futuro.

Foto: Comunicação/Semed.

“Hoje estamos dando um passo importante para o futuro da nossa educação. Com a assinatura oficial do convênio com o Sebrae/PA, iniciamos a implantação do programa Educação que Transforma na rede municipal de ensino. A escola piloto será a José João de Melo, no bairro da Saudade, atendendo inicialmente as turmas de 8º ano e da terceira etapa da EJA”, destaca Cosma Cunha, secretária de Educação de Castanhal.

A meta do Sebrae e da Semec é expandir o programa em 2026 para toda a rede, priorizando as escolas do campo e também o ensino fundamental do 1º ao 5º ano. “É uma parceria que vai muito além da sala de aula, é uma oportunidade de transformação real na vida das crianças e jovens de Castanhal”, completa a secretária.

O programa Educação Que Transforma, desenvolvido pelo Sebrae, tem como objetivo ampliar, promover e disseminar a educação empreendedora nas instituições de ensino fundamental e médio, formando professores e despertando a comunidade escolar para novas possibilidades no processo de aprendizagem.

  • cultura empreendedora
  • Educação Empreendedora
  • Empreendedorismo