Desde jovem, a empreendedora Edilene Araújo já enxergava em Belém um potencial turístico ainda pouco explorado: um território de rios, sabores e histórias capazes de encantar o mundo. Hoje, ao lado do sócio Marcos Marçal, ela transformou esse olhar em negócio com a Kayré Experiências, agência especializada em turismo receptivo e sustentável, que aposta no acolhimento amazônico e em vivências autênticas para turistas e visitantes.
Edilene conta que a ideia do negócio nasceu durante um curso de gestão de hotelaria de luxo em São Paulo, que realizou ao lado de Marcos. A forma apaixonada como falavam de capital paraense despertou nos colegas e professores do curso a percepção de algo maior. “Nós recebíamos tantos elogios pela maneira como acolhíamos e apresentávamos nossa cultura, que percebemos que podíamos transformar isso em negócio. Nossa ideia inicial era de abrir uma pousada no Pará”, relembra ela.

Foi assim que surgiu a Kayré, em 2023, com a ideia de unir o padrão de excelência da hotelaria à hospitalidade amazônica. O resultado são experiências únicas, que vão desde um passeio pelo Complexo do Ver-o-Peso, no centro de Belém, a um jantar preparado a com ingredientes comprados nos mercados da capital. “Criamos um conceito de serviço de alto padrão, mas com alma cabocla. Tudo o que oferecemos valoriza o que é nosso, com foco na sustentabilidade”, completa ela.
O reconhecimento veio rápido. A Kayré foi uma das experiências selecionadas pela Embratur no projeto Visit Brasil, com destaque para o roteiro do chocolate no caminho das ilhas, desenvolvido em parceria com o Sebrae/PA. “Foi um grande reconhecimento do nosso trabalho e da força da nossa cultura”, explica Marcos.
Hoje, além da agência, os empreendedores também comandam a Casa Kayré, na Ilha do Combu, que fica a 10 minutos de barco de Belém. O espaço é um convite a mergulhar no coração da floresta, com atividades como coleta de açaí, trilhas noturnas, banho de cheiro e imersões gastronômicas. Sustentabilidade é palavra-chave do local, que possui tratamento de resíduos e de água, usa copos biodegradáveis e valoriza a mão de obra local.

Apostando no potencial turístico da capital, às vésperas da COP 30 (Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas), Edilene e Marcos desejam que o mundo descubra Belém e o Pará. O objetivo é conquistar o selo Green Destination, certificação internacional de turismo sustentável. “Queremos que as nações vejam o que temos de melhor, com segurança, originalidade e uma hospitalidade diferenciada”, reforça Marcos.
De acordo com Edilene, o apoio do Sebrae/PA foi fundamental para que o sonho saísse do papel, no início da ideia de ambos. “A ideia nós já tínhamos, o serviço também. Mas faltava organização. Com o Sebrae, conseguimos estruturar processos, participar de capacitações e acessar o mercado com credibilidade. Com apenas seis meses, a empresa já estava operando roteiros turísticos em Belém”, conta ela.
Apesar dos desafios, a Kayré se consolidou referência em turismo sustentável e de experiência no Norte do país, participando de feiras e eventos da área. “Hoje, pessoas com décadas no turismo elogiam nosso trabalho. Isso mostra que estamos no caminho certo”, finaliza Marcos.