ASN PA Atualização
Compartilhe

Prêmio Sebrae Amazônia de Música 2025 celebra artistas da região e homenageia cantora Joelma

O envio das obras pode ser feito até o dia 22 de julho, pelo site www.premioamazoniademusica.com.br
Por Da Redação
ASN PA Atualização
Compartilhe

Está aberto o período de inscrições de lançamentos musicais para o Prêmio Sebrae Amazônia de Música, iniciativa que busca valorizar a diversidade musical da região Amazônica e premiar os artistas com obras autorais lançadas ao longo do ano de 2024. As inscrições poderão ser feitas até o dia 22 de julho pelo site www.premioamazoniamusica.com.br

Podem participar do prêmio, artistas da Amazônia que tenham obras autorais lançadas entre 1º de janeiro de 2024 e 31 de dezembro de 2024. O artista não precisa ser nativo, mas ter atuação autoral na localidade. A premiação chega à sua primeira edição com um alcance regional e visibilidade, justamente no ano em que a Conferência do Clima será realizada no Brasil, na Amazônia.

“O prêmio nasceu com a missão de dar visibilidade a diversidade sonora da Amazônia e reconhecer o talento de artistas que traduzem, em forma de música, a identidade da nossa região. Em 2025, Belém será sede da COP30 e os olhos do mundo estarão voltados para cá, então queremos mostrar que a Amazônia também se expressa por meio da arte. E homenagear Joelma, que completa 30 anos de carreira, é celebrar uma artista que levou o som do Pará aos grandes palcos do Brasil e do mundo, sem nunca perder suas raízes”, destaca Rubens Magno, diretor-superintendente do Sebrae no Pará.

-

Cerimônia de premiação

No dia 26 de agosto, no Theatro da Paz, Belém recebe a cerimônia de entrega do Prêmio Sebrae Amazônia de Música, iniciativa que celebra e reconhece a força criativa dos artistas dos nove estados da Amazônia Legal: Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Ao todo, serão distribuídos 28 troféus em categorias que abrangem diversos gêneros musicais, como pop, brega/tecnobrega, samba/pagode, rock/reggae, MPB, música instrumental, erudita, urbana e de raízes populares. Haverá ainda espaço para obras infantis, clipes e projetos audiovisuais, com destaque para a categoria “Artista Revelação”, que será decidida por votação popular.

O evento terá transmissão nacional ao vivo pela TV Cultura do Pará e Portal Cultura.

-

Homenageada

Foto: reprodução redes sociais

O Prêmio Sebrae Amazônia de Música 2025 prestará uma homenagem especial à cantora paraense Joelma, que completa 30 anos de carreira. Símbolo da música amazônica no Brasil e no mundo, Joelma foi uma das principais responsáveis por projetar o ritmo calypso no cenário nacional, levando a cultura do Pará para os grandes palcos.

A artista sempre fez questão de exaltar suas origens, os ritmos e a estética da região amazônica, se tornando uma referência de identidade cultural para milhões de fãs. Na cerimônia de premiação, artistas convidados interpretarão sucessos de Joelma, numa celebração à sua trajetória e à música regional.

-

Reconhecimento, visibilidade e diversidade

Idealizado pelo músico paraense Arthur Spíndola, o Prêmio Sebrae Amazônia de Música busca não apenas reconhecer o talento dos artistas da região, mas também incentivar a produção contínua de novas obras. O projeto se conecta diretamente com os debates globais sobre sustentabilidade e cultura, aproveitando o momento de visibilidade internacional da Amazônia com a realização da COP30.

O regulamento completo, categorias detalhadas e critérios de participação ficarão disponíveis no site da premiação: www.premioamazoniamusica.com.br A iniciativa tem parceria com a Cultura Rede de Comunicação e conta com o patrocínio do Sebrae, Banpará e Equatorial Pará.

Serviço: O Prêmio Sebrae Amazônia de Música será realizado no dia 26 de agosto, a partir das 20h, no Theatro da Paz, em Belém.

  • Economia Criativa
  • Música da Amazônia
  • Música paraense
  • Prêmio Sebrae de Música