A 16ª edição da Semana do MEI, promovida pelo Sebrae no Pará entre segunda (26) e sexta-feira (30), encerrou a programação com resultados expressivos. Considerado o maior evento da região voltado para microempreendedores individuais (MEI), a iniciativa teve mais de 48 mil atendimentos no estado e ofereceu mais de 430 capacitações, um leque de cursos, oficinas e orientações financeiras, voltadas para os quatro eixos de trabalhos do Sebrae/PA em preparação à COP 30: Alimentos e Bebidas, Economia Criativa, Hospitalidade e Mobilidade. Os destaques ficaram para cursos de marketing digital, hospitalidade, economia criativa e sustentabilidade.
“Nós ficamos muito felizes com esse resultado, pois conseguimos atingir empreendedores que buscaram nossos serviços e resolveram suas pendências. Portanto, a 16ª Semana do MEI superou nossas expectativas e nos deu ânimo para continuarmos trabalhando em prol dos pequenos negócios do Estado”, disse o diretor-superintendente do Sebrae/PA, Rubens Magno, destacando a parceria com a Prefeitura de Belém e o Governo do Pará no evento, que juntos levaram serviços de cidadania ao público como emissão de documentos e regularização de empresas.
A capital paraense, Belém, concentrou uma parte importante da programação, com uma feira de negócios composta por 27 estandes, sendo 10 voltados à alimentação e 17 à economia criativa. Os participantes também puderam aproveitar espaços temáticos como praça de alimentação, áreas de capacitação, espaço kids, cozinha show, além de atendimentos especializados com instituições financeiras parceiras como Banpará, Cresol, Banco da Amazônia, Sicredi e Ceape.
“Trabalho vendendo hortifrutigranjeiros no bairro do Telégrafo e resolvi tirar meu MEI hoje. É importante estar regularizado para ter os direitos todos, então o Sebrae está de parabéns pelo atendimento, que foi rápido e pela atenção dos funcionários”, disse Luís Roberto Oliveira, que foi um dos empreendedores atendidos pela equipe técnica do Sebrae nesta sexta-feira (30).
Em todo o Estado, foram realizados 48 mil atendimentos, com 432 capacitações, e mais de 6 mil empreendedores capacitados. Em Belém, foram 4.500 empreendedores capacitados, 2 mil atendimentos nos balcões, e 6 mil empreendedores credenciados. Já a feira de negócios na Semana do MEI 2025 gerou R$ 100 mil em negócios nos cinco dias de evento.
Um dos grandes destaques foi a Arena Agência Digital Sebrae, criada para fortalecer a presença online dos pequenos negócios. O espaço contou com a participação de especialistas renomados, como Marcus Tonin, Gisele Rosa e Érika Moraes, que compartilharam estratégias em marketing digital, influência e produção de conteúdo. A programação incluiu também uma capacitação especial para influenciadores digitais e oficinas práticas sobre o uso de ferramentas como o Canva.

Manoel Viana trabalha em um órgão público, mas pretende abrir um negócio próprio. Ele foi um dos participantes da Semana do MEI em Belém e participou de um dos cursos de capacitação oferecidos pelo Sebrae/PA. “No curso, a gente aprendeu a como trabalhar com um negócio sócio ambientalmente correto. Então, é muito importante nos dias de hoje termos essa noção de não se preocupar apenas com o negócio em si, mas também nós temos que trazer a área ambiental para essa discussão”, disse ele.
A programação também incluiu o Espaço Acredita MEI, voltado para a orientação sobre crédito e inclusão bancária. O ambiente recebeu consultores de diversas instituições financeiras oferecendo linhas de crédito específicas para microempreendedores, com destaque para o atendimento às mulheres empreendedoras, que puderam conhecer e acessar o FAMPE 100%, linha com garantia total do Sebrae voltada ao empreendedorismo feminino.
Sustentabilidade
Outra novidade desta edição foi a realização da 1ª Semana MEI Sustentável, que uniu microempreendedores, cooperativas de catadores e especialistas em ações voltadas à economia circular. O espaço promoveu a coleta de resíduos e a comercialização de produtos recicláveis, reforçando o compromisso dos MEI com práticas sustentáveis.
Colaboradores do Sebrae/PA também participaram de uma campanha interna para doação de tecidos, que serão transformados em biomassa têxtil pela startup TexBi, apoiada pela entidade. No total, foram mais de 771 quilos de tecidos recolhidos na ação de sustentabilidade, já que tecidos estão os materiais mais poluentes do mundo.
“O evento reafirmou o papel estratégico do Sebrae/PA no fortalecimento dos pequenos negócios e na construção de um ecossistema empreendedor mais sustentável, inovador e inclusivo, especialmente em um contexto que antecipa os desafios e oportunidades da COP 30”, finalizou Rubens Magno.
Atualmente, o Pará conta com 328.577 MEI, sendo 99.037 apenas em Belém, dos quais 57,55% são homens e 42,45% mulheres. O evento também foi um espaço de conscientização sobre a inadimplência, que no estado atinge 55,81%, ultrapassando a média nacional (41,91%) e chegando a 63% em Belém — um desafio que o Sebrae busca enfrentar com orientação e acesso facilitado ao crédito.