Sebrae Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN

Agência Sebrae de Notícias

 Crédito: Divulgação
ASN PA 12/07/22 às 07:46 Atualização 31/07/22 às 01:08
Compartilhe

Coleta de resíduos sólidos ganha apoio em Paragominas

Por Redação
ASN PA 12/07/22 às 07:46 Atualização 31/07/22 às 01:08
Compartilhe

O NISA propõe a solução de problemas de cunho socioambiental em vários municípios paraenses

Márcia Lima, nascida em Ipixuna do Pará, vive há onze anos no município de Paragominas. Ela já trabalhou na área de mineração, coletando resíduos sólidos. Foi por meio da atividade que aprendeu o manejo e a destinação adequada da coleta desse tipo de resíduo. No ano de 2017, Márcia fez um curso em Gestão Ambiental e passou a se interessar pela técnica de Compostagem. Até que, durante a pandemia, acabou descobrindo novas possibilidades de trabalho no segmento de resíduos. “Estava em isolamento, vi uns baldes de margarina de quinze litros e comprei. Coloquei as instruções de armazenamento de resíduos orgânicos e fui batendo de porta em porta para coletar esses resíduos. Recebi ajuda de pessoas próximas e, assim, fomos atendendo as ruas e bairros”, explica.
A empreendedora encontrou no segmento do adubo sustentável uma possibilidade de negócio e passou a se dedicar a esta atividade. Márcia considera o trabalho do balde de adubo sustentável como algo “social, ambiental e urbano”.
Márcia viu um comercial do Programa Negócios de Impacto Socioambiental (NISA) e resolveu se inscrever. A empreendedora considera a participação no Programa como um divisor na sua trajetória. “O NISA tirou o meu projeto do papel e transformou em algo real. O programa capacita, dá mentoria e oferece oportunidades para projetos serem efetivados”, pontua.
Negócios de Impacto Socioambiental são empreendimentos que têm como principal atividade e objetivo a solução de problemas de cunho socioambiental. Tais negócios buscam rentabilidade, de acordo com a lógica do mercado, mas também se comprometem a dimensionar o impacto socioambiental que ocasionam.
O NISA está na segunda edição, atuando com empreendimentos do município de Parauapebas. A primeira edição do Programa ocorreu em 2021, nos municípios de Paragominas, Dom Eliseu, Aurora do Pará e Mãe do Rio.

Compartilhe
Ficou com alguma dúvida ou tem sugestões? Entre em contato pelo [email protected] ou fale com a ASN em cada UF

Notícias relacionadas