A startup paraense Amazon Rhiira conquistou o 1º lugar na categoria especial “Setores Intensivos em Carbono” do Edital de Cases da Jornada COP+, organizado pela Federação das Indústrias do Pará (Fiepa). O resultado foi divulgado na última terça-feira (21) e marca mais um passo relevante no fortalecimento do ecossistema de inovação amazônico.
O projeto vencedor da categoria foi intitulado “Tecnologia Verde para Descarbonização de Veículos Automotores”, desenvolvido pela Amazon Rhiira. O dispositivo patenteado da empresa paraense reduz em até 96% a emissão de carbono negro e foi projetado para uso em veículos terrestres e aquáticos, unindo inovação tecnológica e compromisso ambiental.
A empreendedora paraense à frente da Amazon Rhiira, Tatiana Yamamoto, também foi contemplada pelo programa Nisa Delas, reforçando seu papel de liderança no empreendedorismo de base tecnológica.
“Receber esse reconhecimento nacional é uma vitória coletiva. Representar o Pará e a Amazônia em um edital tão estratégico como a Jornada COP+ mostra que temos, sim, capacidade de inovar com sustentabilidade. A tecnologia da Amazon Rhiira nasceu para proteger o meio ambiente e transformar a maneira como lidamos com emissões de carbono. Agradeço ao Sebrae/PA por acreditar no nosso projeto desde o início, nos apoiar com capacitações, mentorias e conexões que foram essenciais para chegar até aqui. Seguimos firmes com o propósito de levar soluções da Amazônia para o mundo”, disse Tatiana Yamamoto.
A premiação assegura à Amazon Rhiira visibilidade nacional, mentoria especializada e espaço na Vitrine de Cases da Indústria Sustentável, como parte da programação paralela à COP 30, que será realizada em Belém.
A atuação da Amazon Rhiira e o apoio do Sebrae/PA reforçam a integração entre inovação tecnológica, desenvolvimento sustentável e o novo ciclo de oportunidades impulsionado pela COP 30. Empresários, investidores e público em geral serão convidados a conhecer a solução de descarbonização e ampliar sua aplicação em diferentes segmentos.
A edição 2025 da Jornada COP+ recebeu 76 inscrições em dez categorias temáticas voltadas à sustentabilidade industrial e tecnológica, com destaque para economia circular, inovação em emissões de gases de efeito estufa e bioeconomia amazônica.

