ASN PA Atualização
Compartilhe

Startup atendida pelo Sebrae conquista 1º lugar em edital de soluções sustentáveis

Resultado marca mais um passo relevante no fortalecimento do ecossistema de inovação amazônico
Por Da Redação, com informações da Fiepa
ASN PA Atualização
Compartilhe

A startup paraense Amazon Rhiira conquistou o 1º lugar na categoria especial “Setores Intensivos em Carbono” do Edital de Cases da Jornada COP+, organizado pela Federação das Indústrias do Pará (Fiepa). O resultado foi divulgado na última terça-feira (21) e marca mais um passo relevante no fortalecimento do ecossistema de inovação amazônico.

O projeto vencedor da categoria foi intitulado “Tecnologia Verde para Descarbonização de Veículos Automotores”, desenvolvido pela Amazon Rhiira. O dispositivo patenteado da empresa paraense reduz em até 96% a emissão de carbono negro e foi projetado para uso em veículos terrestres e aquáticos, unindo inovação tecnológica e compromisso ambiental.

A empreendedora paraense à frente da Amazon Rhiira, Tatiana Yamamoto, também foi contemplada pelo programa Nisa Delas, reforçando seu papel de liderança no empreendedorismo de base tecnológica.

“Receber esse reconhecimento nacional é uma vitória coletiva. Representar o Pará e a Amazônia em um edital tão estratégico como a Jornada COP+ mostra que temos, sim, capacidade de inovar com sustentabilidade. A tecnologia da Amazon Rhiira nasceu para proteger o meio ambiente e transformar a maneira como lidamos com emissões de carbono. Agradeço ao Sebrae/PA por acreditar no nosso projeto desde o início, nos apoiar com capacitações, mentorias e conexões que foram essenciais para chegar até aqui. Seguimos firmes com o propósito de levar soluções da Amazônia para o mundo”, disse Tatiana Yamamoto.

A premiação assegura à Amazon Rhiira visibilidade nacional, mentoria especializada e espaço na Vitrine de Cases da Indústria Sustentável, como parte da programação paralela à COP 30, que será realizada em Belém.

A atuação da Amazon Rhiira e o apoio do Sebrae/PA reforçam a integração entre inovação tecnológica, desenvolvimento sustentável e o novo ciclo de oportunidades impulsionado pela COP 30. Empresários, investidores e público em geral serão convidados a conhecer a solução de descarbonização e ampliar sua aplicação em diferentes segmentos.

A edição 2025 da Jornada COP+ recebeu 76 inscrições em dez categorias temáticas voltadas à sustentabilidade industrial e tecnológica, com destaque para economia circular, inovação em emissões de gases de efeito estufa e bioeconomia amazônica.

  • cultura empreendedora
  • Empreendedorismo