ASN PA
Compartilhe

Startup aposta no monitoramento digital via satélite para conter queimadas

Negócio apoiado pelo projeto Inova Amazônia tem se destacado no mercado ao oferecer alternativa que contribui positivamente para o meio ambiente
Por Redação
ASN PA
Compartilhe

Selecionada pelo programa Inova Amazônia edição 2024, programa de aceleração de startups promovido pelo Sebrae, a Quiron Digital aposta no monitoramento via satélite, associados à inteligência artificial, como alternativa para monitorar e prevenir ameaças como incêndios e desmatamentos florestais pelo mundo. A ideia é auxiliar gestores florestais na ocorrência desses sinistros, principalmente na floresta amazônica, que tem cerca de 62% de área no Brasil.

“Nós somos uma empresa especializada em monitoramento de ameaças florestais. Temos uma solução pioneira para a predição de risco de incêndio, isso em nível de mundo, então conseguimos antecipar situações de risco para que sejam tomadas ações preventivas. Entendemos que podemos atuar com empresas que possuem suas próprias florestas, a exemplo de mineradoras que estão iniciando tratativas para aquisição de florestas, compensação da sua própria emissão, projetos de crédito de carbono. Mas também nossos clientes podem ser fundações que investem nessa área para proteger a floresta e o próprio governo”, explica Gil Pletsch, CEO da startup.

Ainda segundo o CEO, um dos grandes diferenciais da Quiron é que nenhum dos itens monitorados necessita de acesso físico ao campo, para correlação de dados. Hoje, a empresa monitora remotamente mais de 20 milhões de hectares de florestas em diversos países, com dados de alta confiabilidade, obtidos por satélites. Posicionada de forma global, a startup está preparada para atender as demandas da Amazônia, que está sob os olhares do mundo devido à realização da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), em Belém (PA), marcada para novembro de 2025.

“O que fazemos, o que vendemos, tem um olhar muito atento e global em relação à Amazônia. Se provermos soluções para atender a Amazônia, utilizando essa plataforma de negócios, por meio do Pará, teremos uma expectativa muito grande de crescimento já para o próximo ano, que é de dobrar ou triplicar o faturamento em relação ao que já estamos trabalhando neste ano”, observa ele.

Neste mês de agosto, o CEO da empresa teve a oportunidade de apresentar a startup para investidores nacionais e internacionais durante o pitch no Bioeconomy Amazon Summit (BAS), evento internacional de bioeconomia da ONU. A empresa foi uma das cinco selecionadas pelo Sebrae/PA durante o encerramento do Inova Amazônia 2024, para defender o negócio no evento.

“Nosso grande objetivo é expansão de negócios. Então, esse foi um dos principais motivos para termos ingressados no Inova Amazônia. E, agora, ao final do programa, podemos dizer que já entendemos mais a dinâmica do ecossistema, do Pará e da Amazônia. Entendemos que o Pará é uma grande vitrine para toda essa possibilidade de oportunidades que possam surgir em termos de sustentabilidade”, enfatiza.

Inova Amazônia
O Inova Amazônia É um programa de aceleração do desenvolvimento sustentável, que busca fortalecer a bioeconomia na Amazônia e fomentar o crescimento econômico e social por meio da inovação, aliada à conservação ambiental.

“Nessa terceira edição do Inova Amazônia, as startups estavam ainda mais maduras, e isso é resultado de um melhoramento do ecossistema a partir desse incentivo e promoção que o Sebrae e parceiros proporcionam, estimulando negócios inovadores da bioeoconomia”, explica a gerente da Unidade de Inovação e Sustentabilidade do Sebrae n Pará, Renata Batista.

Segundo Renata, nesta edição do Inova “houve startups que já conseguiram até investimentos internacionais. Então, a cada ano que passa nós vamos amadurecendo essa forma de condução do programa e conquistando novos resultados”, destaca Renata.

  • Sustentabilidade; COP 30; Meio ambiente;