ASN PA Atualização
Compartilhe

Produtores rurais do Mato Grosso do Sul conhecem práticas sustentáveis no Pará

Grupo realizou imersão para conhecer práticas sustentáveis na Fazenda Bacuri, em Bragança
Por Da Redação
ASN PA Atualização
Compartilhe

Nesta quinta-feira (24), produtores rurais do Mato Grosso do Sul tiveram a oportunidade de conhecer de perto a Fazenda Bacuri, em Bragança, nordeste paraense, dentro do intercâmbio do Projeto Prospera com a Rota Turística Amazônia Atlântica, um roteiro inovador e sustentável do Sebrae no Pará, que já se tornou referência na região Norte do País.

” Com os agricultores, esclarecemos que estes empreendimentos são apoiados pelo Sebrae Pará com orientação e consultorias técnicas, além da participação em eventos, seguindo estratégias que valorizam as práticas tradicionais dos pequenos empreendimentos rurais como experiências valorosas. Esse trabalho os qualificou, orientou o processo de certificação dos produtos, a apresentação e posicionamento, auxiliando-os a chegar na condição de referência em turismo da região”, ressaltou Denize Carneiro, gerente regional do Sebrae/PA na região.

Na Fazenda Bacuri, os agricultores participaram de uma trilha para conhecer o ecossistema que explica o processo de um dos frutos mais populares e peculiares da região amazônica, o bacuri. No início da jornada de imersão foi apresentada a história do local. Em seguida, os visitantes conheceram a agroindústria.

O roteiro continuou com uma explicação sobre a verticalização da cadeia produtiva e uma visita à área de manejo, o bacurizal. Um convite para relaxar também fez parte da caminhada: um “banho de floresta”, uma terapia japonesa sensorial de imersão. Quem fez a trilha também participou da caça aos cogumelos da Amazônia e conheceu o apiário.

Ainda no percurso, os visitantes puderam degustar um menu com licores, geleias, sucos regionais e outros produtos feitos no empreendimento, que também estão disponíveis para a venda no local. Eles também saborearam pratos da culinária regional.

O objetivo principal do intercâmbio foi conhecer o modelo de negócio sustentável desenvolvido pela Rota Turística Amazônia Atlântica, analisando desafios, impactos positivos e resultados alcançados para o fortalecimento da comunidade local. A ideia é que essa troca de experiência traga novas perspectivas para agricultura familiar no Mato Grosso do Sul, favorecendo a adoção de práticas sustentáveis no setor agrícola.

No final do dia, os produtos rurais, que ficam até sexta-feira (25) no Estado, participaram de uma rodada de conversas com empreendedores locais para trocas de experiências. Além da Fazenda Bacuri, os agricultores também conheceram demais empreendimentos da rota turística como Sítio Raiz e Casa da Dica.

Rota Amazônia Atlântica 

A Fazenda Bacuri faz parte do projeto de experiência turística socioeconômica e socioambiental, a Rota Amazônia Atlântica, que tem como objetivo criar uma alternativa econômico-social e ambiental, visando o processo de gestão dos produtores participantes e a visibilidade dos empreendimentos envolvidos.

A Rota surgiu com apoio do Sebrae/PA, com ações de consultorias em marketing e publicidade, já nos primeiros ensaios, em 2015, quando existiam apenas as experiências da Fazenda Bacuri e da Revoada dos Pássaros.

  • Agroextrativismo; Bioeconomia; Susstentabilidade; empreendedorismo no campo;
  • Empreendedorismo