Estão abertas as inscrições de projetos para a terceira edição do programa Negócios de Impacto Socioambiental (NISA), promovido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae no Pará. O programa irá selecionar iniciativas em fase de criação e ideias focadas no conceito de desenvolvimento sustentável de empreendedores de municípios na região Capim. As inscrições podem ser feitas até 1 de janeiro de 2023. O edital pode ser acessado no portal do Sebrae no Pará: www.pa.sebrae.com.br.
O NISA, lançado em 2021, está na terceira edição, sendo a segunda na região Capim. No novo ciclo, o programa integra o Projeto Sustenta e Inova, financiado pela União Europeia, desenvolvido pelo Sebrae no Pará em parceria com CIRAD, IPAM, Embrapa e Funarbe.
Ideias inovadoras e empresas que tenham faturamento bruto de até R$4.800.000,00 podem ser inscritas no NISA. As iniciativas devem ser aplicadas na região Capim, especificamente nos municípios de Aurora do Pará, Concórdia do Pará, Dom Eliseu, Ipixuna do Pará, Irituia, Mãe do Rio, Paragominas, Tomé Açu e Ulianópolis.
“Na região Capim, a primeira edição trouxe resultados muito expressivos. As empresas que nasceram por meio do programa conseguiram colocar seus produtos e serviços no mercado. É um projeto para ajudar pequenos negócios no segmento socioambiental e que já tem resultados comprovados”, destaca o gerente do Sebrae na região Capim, Igo Silva.
Serão selecionados até 40 propostas para participarem da trilha de capacitação do NISA, que deve iniciar no dia 20 de janeiro de 2023. Durante a jornada de aceleração, os empreendedores receberão o suporte de especialistas, mentorias, capacitações e ferramentas necessárias para desenvolverem ideias e formatarem os futuros negócios.
Negócios de Impacto Socioambiental são empreendimentos que têm como principal atividade e objetivo a solução de problemas de cunho ambiental. Esses negócios buscam rentabilidade, de acordo com a lógica do mercado, mas se comprometem a dimensionar o impacto socioambiental que ocasionam.