Com objetivo de capacitar 25 estudantes de cursos superiores de administração de Belém, o Sebrae no Pará e o Conselho Regional de Administração do Pará (CRA/PA) firmaram um convênio inédito na tarde desta terça-feira (01), em Belém, com a presença de representantes de instituições de ensino superior e estudantes do curso.
A ideia do “Adm’s COp 30″ é que os estudantes possam aliar a teoria e prática do curso, por meio de acompanhamentos aos empreendedores atendidos pelo Sebrae/PA nos eixos temáticos de trabalho em preparação a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), que será realizada em Belém, em novembro deste ano.
“A iniciativa surge da necessidade de integrar a formação acadêmica com a prática profissional, garantindo que os futuros administradores desenvolvam habilidades essenciais para o mercado de trabalho. Os administradores são responsáveis por uma grande cadeia gestora, que gera emprego e renda nesse país”, destacou o diretor superintendente do Sebrae/PA, Rubens Magno.
Os 25 estudantes, que serão selecionados pelo CRA/PA, ganharão bolsas e serão acompanhados durante seis meses pelos analistas técnicos da Agência Metropolitana do Sebrae/PA. Poderão participar da seleção, estudantes dos 6º, 7º e 8º semestres, que poderão se inscrever pela internet. Eles receberão capacitação intensiva de 30 horas em temáticas como a gestão empresarial, inovação, sustentabilidade e práticas alinhadas à COP30. A capacitação fornecerá ferramentas essenciais para que os bolsistas possam prestar um atendimento qualificado aos empreendedores.
“Nós vamos poder alinhar o que estudamos no curso com a prática. Isso é muito importante para nós porque vamos chegar no mercado de trabalho sabendo o que teremos que fazer, alinhando as ideias, teorias, e podendo até inovar. Quem sabe, criando métodos, novas práticas, para coisas do dia a dia no mercado”, disse a estudante Talita Silva, que estuda na Universidade Federal do Pará (UFPA).

Após a fase de capacitação, os bolsistas iniciarão o acompanhamento do atendimento aos pequenos negócios de Belém. Esse acompanhamento poderá incluir diagnóstico empresarial, orientação em gestão, finanças, marketing e adoção de práticas sustentáveis alinhadas à COP30. A ideia é oferecer suporte personalizado aos empreendedores locais, promovendo melhorias na administração e fortalecendo os negócios da região.
“O Brasil tem um mestre para cada 30 mil habitantes, e são oportunidades como essa que o CRA/PA e o Sebrae estão dando, que podemos mudar essa realidade, aliando teoria e prática. Nós devemos mudar essa mentalidade de que nós, administradores, devemos nos formar e esperar um concurso público. Muito pelo contrário, nós devemos inovar e empreender”, disse Fábio Lúcio, presidente do CRA/PA.
O projeto reforça a vocação do Sebrae/PA no desenvolvimento e suporte aos pequenos negócios paraenses e do CRA/PA na formação de profissionais qualificados, contribuindo para a melhoria da gestão empresarial e impulsionando a economia local.
Serviço: Os estudantes interessados em participar da seleção podem se inscrever gratuitamente por meio do site https://www.superestagios.com.br/index/, e acessar o link do Portal do Estudante. Mais informações: (91) 3355-3747/98506-2272.