Com apoio do Sebrae no Pará, o programa Capacita COP 30 entregou 2.900 certificados de conclusão de cursos para os estudantes que aderiram gratuitamente ao programa do Governo no Pará, durante cerimônia no Hangar Centro de Convenções, em Belém, nesta quarta-feira (17). Nesta etapa, 497 capacitações foram oferecidas pelo Sebrae/PA.
O objetivo do programa é promover a qualificação de quem atua diretamente no atendimento ao público, em diversos setores da economia, em preparação à COP 30, marcada para novembro de 2025, em Belém.
“Esta é a segunda etapa do Capacita COP, onde o Sebrae no Pará tem essa parceria de sucesso com o Governo do Estado, então é muito importante para nós termos alcançado a marca de mais de 400 certificados, pessoas empreendedoras que foram capacitadas para receberem os visitantes e turistas na COP 30”, ressaltou a diretora técnica do Sebrae/PA, Domingas Ribeiro.
A microempresária Bete Sandra Leal foi uma das empreendedoras que receberam certificado das mãos da vice-governadora. Ela fez o curso de capacitação para se tornar anfitriã e receber hóspedes por meio do Airbnb, que fechou parceria com o Sebrae/PA.
“O curso foi muito bom, me deu muitas orientações de como melhorar o meu negócio. Já recebi os primeiros hóspedes, eles ficaram muito satisfeitos e recomendaram outras pessoas para voltar na COP 30”, disse ela.
Essa foi a segunda turma formada. Anteriormente, foram certificados 1,6 mil, totalizando 4,5 mil contemplados. Inicialmente, o programa previa qualificar 12 mil pessoas até a realização da Conferência, mas o Governo do Estado confirmou novas parcerias com empresas multinacionais e instituições de ensino, o que elevará a oferta de vagas a 22 mil até o ano que vem.
“Estamos muito felizes porque, ao todo, já foram 4,5 mil capacitados num total de 22 mil vagas de capacitação. Nós sabemos que um Estado para se desenvolver, para gerar mais emprego e mais renda, precisa de mão de obra qualificada. O Governo do Estado está trabalhando nesse sentido junto com outros 25 parceiros desse programa que é uma união de esforços”, disse a vice-governadora do Estado, Hana Ghassan, durante a cerimônia.
“Além disto, foi anunciado pela nossa Secretaria de Tecnologia, que será disponibilizado uma plataforma que irá conectar quem fez o curso, que agora tem um selo Capacitação COP30, com o mercado de trabalho. Então a gente vai unir esses dois eixos para que possamos cada vez mais gerar progresso para nosso Estado e para nossa capital Belém”, completou a vice-governadora.